Acompanhe a Rádio Piranhas FM
Pelo Radiosnet
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-piranhas-fm/52156
As práticas que têm aliado a segurança pública com a participação da comunidade, e a arquitetura e urbanismo seguro na região central de João Pessoa, foram destaque em uma conferência internacional nos Estados Unidos na última semana (12). O programa ComVida (fotos abaixo), que já tem trazido resultados práticos como redução de crimes, foi apresentado na Conferência da International CPTED Association (ICA), em Palm Springs, Califórnia.
O ComVida é uma iniciativa da Polícia Militar da Paraíba que une a participação popular com a arquitetura e design do ambiente para a prevenção criminal. O programa redefiniu a comunidade Mulungu, no Centro de João Pessoa. Desde o início do ComVida, em agosto de 2024, houve a redução de mais de 60% nos registros de roubo, e de 100% nos registros de arrombamentos na localidade.
A apresentação do ComVida foi realizada pelo tenente-coronel Isangelo Senna da Costa, referência nacional na aplicação da metodologia de Prevenção do Crime pelo Design Ambiental (CPTED), instrumento técnico inovador utilizado para diagnosticar vulnerabilidades urbanas. O oficial, da Polícia Militar do Distrito Federal, trouxe o primeiro curso de formação CPTED para a Paraíba, a partir de uma parceria com a PMPB através da Coordenadoria de Integração Comunitária e Direitos Humanos (EM/1).
“A formação em CPTED transformou nossa forma de enxergar o espaço urbano e de atuar na prevenção. O ComVida é um exemplo de como a polícia militar pode ser parceira ativa na transformação dos territórios, trabalhando junto com a comunidade para ressignificar espaços e reduzir o medo do crime.” destacou a capitã Dayana Cruz, coordenadora do EM/1.
Referência – A apresentação do ComVida na Conferência da International CPTED Association (ICA), aconteceu junto com outros programas de prevenção criminal como o Guardião Rural, voltado ao meio rural, e o DF Mais Seguro.
O que foi feito – Entre outras ações, o ComVida redefiniu espaços públicos com órgãos e articulação intersetorial, fortalecendo a presença da segurança com a instalação da Unidade de Polícia Solidária Recomeçar, iluminação pública, responsabilidade compartilhada com a comunidade, entre outras ações.
“Vamos fortalecer ainda mais o ambiente e o aumento da circulação de pessoas com a criação de uma praça, e a retirada de estruturas abandonadas. Isso cumpre o princípio de ‘olhos nas ruas’ trazendo maior motivação para que as pessoas saiam de casa e tornem os espaços mais agradáveis”, enfatizou a capitã Dayana.
source
PM PB