Greve dos professores é suspensa por dois meses em Santa Catarina

A greve dos professores da rede pública estadual de Santa Catarina foi suspensa por dois meses. Segundo informou o Sindicato dos Trabalhadores em Educação em Santa Catarina (Sinte/SC), a paralisação poderá ser tomada após esse tempo, caso o governo não atenda às reivindicações da categoria.

De acordo com o sindicato, essa é uma “oportunidade ao governo do estado de apresentar algo concreto que realmente valorize quem trabalha na educação”.

A decisão de retomar às atividades foi anunciada nesta quarta-feira (8), após assembleia extraordinária realizada na praça Tancredo Neves, em Florianópolis. Em nota, o sindicato afirmou que houve um longo debate da categoria sobre os encaminhamentos e o cenário de mobilização.

“Depois de conquistar na justiça o fim das perseguições feitas por Jorginho Mello, que ameaçou demitir os trabalhadores temporários, os grevistas avaliaram que é momento de fortalecer a luta e retomar as atividades”, afirma o comunicado.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

Governo propôs acordo exigindo fim da greve dos professores

Na última terça-feira (7), o governo de Santa Catarina propôs um acordo para encerrar a greve dos professores. Dentre os pontos de concessão às reivindicações da classe estavam:

  • Antecipação do aumento do vale alimentação para R$ 25 por dia já em novembro de 2024;
  • Aplicação de 1/3 da hora-atividade a partir de 2025;
  • Lançamento de edital para concurso público da Educação em junho de 2024, com chamamento dos professores e profissionais aprovados a partir de 2025.
  • Estudos para avaliação de impactos, por grupo técnico das secretarias de Educação, Administração e Fazenda, para a descompactação da tabela salarial, que hoje não é possível atender, segundo o Estado.

O governo reiterou que as condições apresentadas só seriam válidas com o fim da greve e o retorno imediato às atividades. Foi informado também que o pedido de revisão dos 14% pela classe já foi aprovado na Alesc e implantado pela Lei Complementar nº 848/2023.

Justiça Estadual suspendeu demissão dos professores grevistas

Assim que o governo de Santa Catarina anunciou a possibilidade de reverter a demissão de temporários, casos a greve dos professores fosse encerrada, o juiz de 2º Grau, Alexandre Morais da Rosa, concedeu parcialmente uma medida liminar em mandado de segurança impetrado pelo Sinte contra o Governo do Estado em relação à greve dos professores da rede estadual de ensino.

Conforme mostrado pelo colunista Moacir Pereira, foi determinado que o governo se abstenha de dispensar os professores ACT’s enquanto não for julgado o processo em definitivo, depois do contraditório, readmitindo eventualmente os demitidos.

Via ND+, parceira do Portal Alexandre José.

Leia mais notícias de Blumenau e região

Semana do MEI em Blumenau traz palestras para empreendedores; saiba como participar

Dengue: Fumacê acontece na Velha Central, em Blumenau, nesta sexta-feira

Fotos: Blumenau envia mais uma carga com donativos para o Rio Grande do Sul

O post Greve dos professores é suspensa por dois meses em Santa Catarina apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.