
A Escola CAIC Ayrton Senna da Silva foi a sede da primeira edição reeditada do Agito no Bairro, que levou várias atrações e serviços, movimentando o Bairro dos Municípios durante 7 horas no sábado (17).
O evento abriu com apresentação da Banda CAIC, e teve ainda ginástica laboral, apresentações culturais, como da Banda Municipal, balé infantil, capoeira, danças gaúchas e a Orquestra Municipal de Camboriú, e show da dupla Pablo e Matheus.

O programa será realizado bimestralmente, oferecendo uma oportunidade para os moradores dos bairros atualizarem vários serviços concentrados no local, além de levar programação cultural e social.
Previsto pela Lei nº 5.017/2025, o Agito no Bairro será realizado bimestralmente, sempre em um bairro diferente.

O nome e os objetivos do evento foram reeditados do segundo governo de Leonel Pavan, que lançou a iniciativa em 1997.
A prefeita Juliana Pavan fez o corte do bolo ao lado dos ‘criadores’ do programa, seus pais, Leonel e Bernardete.

“Estou muito feliz e honrada em reviver esse projeto e reencontrar pessoas que participaram na década de 90. É uma ocasião para as pessoas aproveitarem os serviços e se divertirem com suas famílias. Agradeço a todos que me ajudaram a tornar possível essa retomada tão esperada pela comunidade. O Agito no Bairro voltou com força total e já é um sucesso”, disse a prefeita Juliana.
Balanço dos atendimentos
- Secretaria da Pessoa Idosa (SPI): confeccionou 52 carteirinhas do idoso. Também foram realizadas oficinas e atendimentos pela equipe do programa Abraço ao Idoso.
- Secretaria de Saúde: disponibilizou os serviços das unidades UBS, PAI e NAI. Foram contabilizados: 158 aferições de pressão e glicemia, 137 atendimentos com distribuição de materiais informativos do PAI, 100 exames de vista, 15 atendimentos de regulação, 50 sessões de auriculoterapia, 250 orientações sobre saúde bucal com distribuição de escovas de dentes, seis orientações sobre a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia (CIPF) e seis pinturas em barrigas de gestantes. As Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica ofereceram orientações à população, enquanto o SAMU promoveu capacitações de primeiros socorros.
- Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semam): distribuiu 300 sachês de chás fitoterápicos e aproximadamente 250 mudas de plantas frutíferas e nativas.
- Secretaria da Fazenda: realizou 10 atendimentos relacionados à regularização de dívidas, por meio do programa Regulariza BC 2025. O Procon atendeu 13 consumidores com orientações, recebimento de reclamações e mediações de conflitos. Desses atendimentos, quatro resultaram em agendamentos para comparecimento presencial.
- Secretaria de Obras: esteve presente com a secretaria móvel, totalizando nove ordens de serviço geradas ao longo do dia.
- O serviço mais procurado foi o de encaminhamento para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), com 346 registros, seguido por 69 atendimentos relacionados ao Título de Eleitor.
- O Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos de Balneário Camboriú (BCPrevi) realizou sete atendimentos, incluindo simulação de aposentadoria, prova de vida e orientações jurídicas.
- Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família: ofertou serviços como corte de cabelo, barba e quick massage, totalizando mais de 120 atendimentos. Também foram realizados cadastros no Cadastro Único, inscrições para o casamento coletivo, apoio a imigrantes, divulgação dos programas Abraço e Jovem Aprendiz e de serviços como CRAS, CREAS, Família Acolhedora, além da atuação das diretorias e coordenações de políticas públicas para mulheres, igualdade racial, pessoas com deficiência e crianças.
- Secretaria de Segurança e Ordem Pública: esteve presente com os grupos de Ronda Escolar, Proteção à Mulher, Departamento de Maus-Tratos a Animais e apresentação do serviço da ROMU. A Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar participaram com orientações à população. A Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito) atuou com sua equipe de Educação no Trânsito, oferecendo atividades infantis e orientações sobre ciclomotores.
- Secretaria de Turismo: marcou presença com a divulgação dos atrativos turísticos e de alguns programas como o do Selo Turismo Qualificado BC.
- Controladoria-Geral: disponibilizou atendimento para manifestações da população, como sugestões, elogios e reclamações, além de divulgar os canais de ouvidoria (WhatsApp, e-mail, 1Doc e telefone).
- Secretaria de Compras e Patrimônio: orientou sobre participação em licitações, incentivando o cadastro de micro e pequenas empresas e estimulando fornecedores locais a participarem dos processos públicos, como forma de promover o desenvolvimento econômico regional.
- Secretaria de Educação: participou com estandes informativos dos setores especializados de educação especial, altas habilidades e educação bilíngue. Também houve divulgação do CEJA Deputado Doutel de Andrade e do projeto “Conta pra Mim”, com contação de histórias. A Fundação Cultural participou com exposições de artesanato, artes visuais e artigos literários.
- Secretaria de Planejamento: prestou orientações sobre fiscalização urbana, viabilidade online, Regularização Fundiária Urbana (REURB) e Cosip, além de esclarecer dúvidas sobre obras em andamento na cidade.