
Parceria com organização religiosa marca início do projeto; restos mortais do frade Frei Damião virão para a cidade por decisão do Vaticano
Frei Damião de Bozzano nasceu na Itália e morreu no Recife
Reprodução/WhatsApp
A prefeitura de Caruaru, no Agreste, assinou no domingo (18), um acordo de cooperação técnica com a Organização Religiosa Missionária Frei Damião de Bozzano para a construção do novo Santuário de Frei Damião. O custeio do projeto será realizado por meio de doações e articulações para captação de recursos por meio de emendas parlamentares.
A assinatura do acordo aconteceu durante a programação do aniversário de 168 anos de Caruaru. Durante o evento, o prefeito afirmou que o projeto do santuário já está em andamento e destacou o envolvimento do município.
“Temos o privilégio e a responsabilidade de construirmos juntos este santuário. Todos os projetos já estão encaminhados. Vamos construir um novo santuário. O que depende da prefeitura são projetos, dar velocidade para que tudo aconteça dentro do tempo”, declarou.
Ele também reforçou que os restos mortais de Frei Damião serão transferidos para Caruaru por determinação do Vaticano.
LEIA MAIS
Novo Santuário Frei Damião de Bozzano será construído em Caruaru; restos mortais do missionário podem ser transferidos para PE
Frei Damião é considerado venerável pelo Vaticano e fica mais perto da beatificação
História de Frei Damião
Por decisão do Papa Francisco, Frei Damião foi considerado venerável pelo Vaticano em 2019. A beatificação e a canonização de Frei Damião deverá ocorrer nos próximos anos. O frade capuchinho nasceu na Itália e se dedicou à evangelização no Nordeste, nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará e Sergipe.
Segundo informações da Igreja Católica, Frei Damião chegou ao Brasil, em 1931, e passou a morar no Recife. Pio Giannotti, seu nome de batismo, participou de “Santas Missões” durante 66 anos de vida religiosa.
Ele nasceu em Bozzano, na Itália, em 5 de novembro de 1898. Aos 13 anos ingressou na vida religiosa, e em 1915, aos 17 anos, emitiu os primeiros votos religiosos e recebeu o nome de Damião.
Frei Damião morreu no Recife, em 1997, aos 98 anos. Ele ficou internado, por vários dias, em um hospital particular.
Frei Damião de Bozzano é reconhecido venerável pela Igreja Católica