Cícero Lucena inicia agenda oficial na Holanda, representando a Frente Nacional de Prefeitos

Siga @radiopiranhas

Publicado em: 19 maio 2025

O prefeito Cícero Lucena deu início nesta segunda-feira (19) a uma série de compromissos oficiais na Holanda, onde representa a Frente Nacional de Prefeitos Prefeitas (FNP). A agenda internacional tem como foco a discussão de soluções climáticas e estratégias de prevenção a enchentes, tema especialmente relevante diante dos desafios enfrentados por cidades brasileiras com eventos climáticos extremos.

O primeiro compromisso aconteceu na cidade de Haia, onde o gestor da Capital paraibana, que também e vice-presidente de Relações com o Congresso Nacional da FNP, foi recebido pelo diretor de Relações Internacionais da cidade anfitriã, Peter Kievoet, e pela vice-diretora da Associação de Municípios Holandeses, Renske Steenbergen. O governo holandês é referência mundial em gestão hídrica e adaptação às mudanças climáticas.

“Participar desta missão oficial aqui na Holanda é uma excelente oportunidade para adquirirmos novos conhecimentos e trocarmos experiências com quem é referência mundial em soluções climáticas e prevenção a enchentes. Ao mesmo tempo, é uma honra poder compartilhar a experiência da nossa cidade, que vem investindo na criação de áreas verdes, na implantação de parques urbanos e na meta de seguir plantando cada vez mais árvores”, afirmou o prefeito Cícero Lucena.

Nesta terça-feira (20), em Amsterdã, a programação inclui visitas a projetos de Soluções Baseadas na Natureza (SBN), com destaque para encontros com representantes do Departamento de Planejamento e Sustentabilidade da prefeitura local, além de uma visita técnica à Waternet, autoridade regional de água, onde será apresentada a estrutura da Associação de Autoridades da Água da Holanda.

Na quarta-feira (21), em Roterdã, Cícero Lucena participa de um tour a pé por áreas que exemplificam infraestruturas de resiliência climática, como o Watersquare Benthemplein e o Hofbogenpark. Ele será recepcionado na Prefeitura por Pascal Lansink-Bastemeijer, conselheiro e assessor de Gestão Hídrica da cidade. A agenda inclui ainda visitas ao Tidal Park Keilehaven e ao Global Center on Adaptation (GCA), que lidera iniciativas internacionais de adaptação às mudanças climáticas.

A quinta-feira (22) segue com atividades em Roterdã, com apoio da professora Taneha Bacchin, da Universidade de Tecnologia de Delft (TU Delft). Estão previstas apresentações sobre projetos e planejamento socioambiental com foco em SBN, visita à Green Village e ao prestigiado Instituto Deltares, centro de excelência em pesquisa aplicada sobre água e subsuperfície.

Na sexta-feira (23), em Nijmegen, a visita se concentrará no projeto Room for the River (“Espaço para o Rio”), uma referência mundial em requalificação urbana e controle de cheias, que alia engenharia, sustentabilidade e convivência harmoniosa com a natureza.

Encerrando a missão, no sábado (24), o prefeito Cícero Lucena participa, em Haia, de uma avaliação geral da semana, discutindo a aplicabilidade das experiências holandesas ao contexto brasileiro, especialmente para cidades como João Pessoa, que têm investido fortemente em áreas verdes, parques urbanos e soluções sustentáveis.

Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

source

Adicionar aos favoritos o Link permanente.