Siga @radiopiranhas
Hoje (19) é o último dia para que mais de 5 milhões de eleitoras e eleitores faltosos regularizem a situação com a Justiça Eleitoral (JE). A medida vale para quem não votou, não justificou e não pagou a multa referente à ausência nas últimas três eleições consecutivas, incluindo turnos e pleitos suplementares. Até o momento, apenas 168.875 eleitores procuraram a Justiça Eleitoral para resolverem sua situação. Quem não regularizar terá o título eleitoral cancelado.
A Paraíba tem 68.889 eleitores em situação irregular que podem ter o título cancelado se não regularizarem a situação. Segundo o TSE, esses eleitores faltaram aos três últimos pleitos seguidos, sem justificar a ausência ou quitar a multa. A regularização ainda é possível, mas precisa ser feita com urgência.
Ao todo, 71.029 eleitores paraibanos estão nessa condição, mas apenas 2,3% regularizaram até o momento. Outros 392 não estão sujeitos ao cancelamento por estarem enquadrados em exceções, como pessoas com mais de 70 anos ou com deficiência impeditiva.
Como regularizar
Para evitar o cancelamento, basta acessar o site do TSE (www.tse.jus.br) e consultar a situação eleitoral. Quem estiver irregular deve pagar a multa, que varia por turno ausente, via boleto, Pix ou cartão de crédito no próprio site ou presencialmente no cartório eleitoral.
Também é possível usar o aplicativo e-Título. Após o pagamento, a quitação é registrada automaticamente. Em casos de impossibilidade de pagar a multa, o eleitor pode solicitar dispensa ao juiz eleitoral.
Após o prazo, a situação complica
Se não regularizar até segunda (20), o eleitor poderá ter o título cancelado e enfrentar restrições como: não poder votar, tirar passaporte, assumir cargos públicos, receber benefícios sociais, renovar matrícula em instituições públicas e até se inscrever em concursos.
@politicaetc
source