Maio Amarelo: Balneário Camboriú terá Dia R e programa educacional nas escolas

Neste mês acontece a campanha Maio Amarelo, para conscientizar as pessoas sobre um trânsito mais seguro. Em Balneário Camboriú estão acontecendo diversas ações como palestras, fóruns, e ainda haverá o Dia R e o lançamento do programa Transitar, nos dias 24 e 29 de maio, respectivamente.

Dia R

O secretário de Segurança de Balneário Camboriú e diretor da BC Trânsito, Evaldo Hoffmann, explica que a campanha Maio Amarelo vem sendo bastante intensa em Balneário Camboriú, com operações e blitzes diárias. 

Ilustrativa (Foto BC Trânsito)

“Mas haverá mais ações bem importantes – no dia 24 (sábado) haverá o Dia R, do Respeito ao Trânsito, das 14h às 17h, na praça Higino Pio, com a participação de todas as forças de segurança, uma série de eventos, ambulâncias e viaturas, pista de trânsito para as crianças brincarem, participação do ônibus Conta pra mim e brinquedos infláveis”, diz.

Programa educacional: Transitar será lançado dia 29

Além disso, no dia 29, haverá o lançamento do programa Transitar, que tem um formato educacional, focado na valorização da vida no trânsito.

“Será focado no terceiro ano do Ensino Fundamental, com crianças de 9 anos de idade, através da Escola Pública de Trânsito. 

O programa será ministrado pelos agentes de trânsito, que vão até as escolas, com cinco encontros em cada turma. Vamos começar por quem quiser aderir ao projeto,  as escolas particulares podem e estaduais também, assim como as municipais. Quem nos chamar, vamos”, acrescenta.

Ilustrativa (Foto BC Trânsito)

No Agito também

Evaldo comenta que também estão fazendo teatro de fantoches, que estará inclusive neste sábado (17) no programa Agito no Bairro, no Bairro dos Municípios.

Audiência pública na Câmara

O secretário comenta também sobre a audiência pública que acontece nesta quinta-feira (22), na Câmara de Vereadores, sobre micromobilidade. 

Ele diz que estão fazendo campanhas educativas nas escolas e que, assim como a audiência pública, o objetivo é despertar o uso seguro dos autopropelidos e ciclomotores. 

“Balneário Camboriú foi pioneira na questão da regulamentação. A parte do ciclomotor há a resolução 996 de 2023, do Contran, que  já autorizava o município a fazer as fiscalizações e isso não acontecia. A novidade é que agora chegou o parecer do Contran (Conselho Estadual de Trânsito) sobre autopropelido, que regulamenta como pode acontecer a autuação em Balneário”, diz.

Segundo Evaldo, o parecer do Contran foi encaminhado para a Procuradoria, porque precisa haver um aperfeiçoamento na legislação municipal, para assim ser possível autuar também os autopropelidos (patinetes). 

“Não somos contrários a esses modais e sim somos contrários ao uso indiscriminado. A consciência gera mobilidade e o uso irracional causa acidente”, completa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.