Mostra internacional de cinema experimental chega a 15ª edição com programação gratuita em Itajaí

Entre 21 e 24 de maio, Itajaí será palco da 15ª Strangloscope – Mostra Internacional de Áudio, Vídeo/Filme e Performance Experimental, idealizada e realizada pelo Duo Strangloscope. A iniciativa é a única mostra internacional de cinema experimental em território catarinense que reúne artistas sonoros e audiovisuais experimentais em um só evento. 

A programação gratuita contará com oficinas, masterclasses, apresentações de cinema expandido, performances sonoras, estreias de vídeos, sessões de filmes experimentais internacionais, e instalações de vídeos de autoria de diversos artistas brasileiros e estrangeiros. 

As atividades serão realizadas na Casa da Cultura Dide Brandão e no Museu Histórico de Itajaí.

Com o tema “Um barco entre os Olhos”, a mostra traz a característica única de Itajaí, cidade portuária banhada pelo rio que lhe dá nome e é também o local de sua foz, de viver, cotidianamente, o atravessamento de grandes barcos de comércio internacional. Esses barcos tomam a paisagem, reconfigurando o que se vê. O olhar no cinema também é composto por estes intervalos entre imagens, e o cinema experimental se utiliza justamente destes gaps para compor sua linguagem.

A mostra objetiva criar um ambiente imersivo de trocas para artistas de mídia experimental apresentarem seus trabalhos. Nesta 15ª edição, também busca gerar um espaço de inclusão para surdos e cegos por meio de oficinas de produção sonora e visual de cinema experimental, gerando a possibilidade de partilhas de técnicas e saberes com total acessibilidade para este público. Haverá intérpretes de libras e monitores capacitados para acompanhamento das oficinas e da exibição dos trabalhos resultantes durante a programação da mostra. 

Divulgação

Nesta edição, a 15ª Strangloscope traz como convidado especial um dos precursores do cinema experimental argentino, o cineasta Claudio Caldini, que apresentará dois programas de filmes e vídeos de sua autoria acompanhados de duas masterclasses. O primeiro programa será projetado em filme na noite de abertura, 21 de maio. O segundo, composto de uma projeção inteiramente digital, será exibido em 22 de maio. Após exibição, o artista fará uma leitura de seu trabalho. No último dia, Caldini realizará sua performance de cine expandido “Fantasmas cromáticos”, na sala de cinema da Casa de Cultura Dide Brandão.

Mais dois artistas experimentais argentinos participam do evento: a artista visual Carolina Andreetti, e o músico, compositor e gestor cultural Hernán Hayet. 

Eles apresentarão a performance de cine expandido “A viagem da senhorita Guerra”, composta a partir de arquivos fílmicos encontrados de Liliana Guerra. Carolina Andreetti também oferecerá a oficina “Criação de Projetores Precários”, e Hernán ministrará a “Oficina para Musicxs não profissionais ou em via de deixar de sê-lo”.

A mostra também recebe artistas brasileiros. Do Rio de Janeiro, o artista sonoro, desenhista e diretor de som, Rodrigo Ramos, apresentará “Criando ressonâncias”, performance sonora em espaço público urbano da cidade, contracenando com um container. Ele ainda ministrará oficinas de sensibilização e criação sonora para cegos e surdos, e a oficina de “Deriva Sonora” para o público em geral. Também do Rio, artista sonora e diretora de som Anne Santos, e o músico João Lourenço, apresentarão a performance de cine expandido “Bacia dos sonhos”.

Do Recife, a 15ª Strangloscope recebe Lucca Nicoleli Adrião, pesquisador e curador, que realizará entrevistas e resenhas sobre a programação. E de Curitiba, a cineasta experimental catarinense Moira Lacowicz, com a apresentação de seu mais recente trabalho “Fanopeia ou Guerra entre imagens”, peça audiovisual expandida onde imagens de arquivo colidem com abstrações criadas por técnicas manuais. Moira também dará assistência às projeções analógicas das apresentações de outros artistas, além de acompanhar Caldini como tradutora e intérprete.

Com o objetivo de integrar cada vez mais os artistas locais com a programação da Strangloscope, ainda haverá exibição de alguns dos trabalhos resultantes da última atividade do  

de Itajaí. O projeto Aí prevê o acompanhamento de processos artísticos em artes visuais com residência na cidade de Itajaí. Entre os artistas que exibirão trabalhos estão o artista visual Tirotti, de Joinville, Denis Zubieta e Márcia Albuquerque, de Itajaí, Ícaro Meira e Tobias Costa, de Florianópolis, entre outros.

A programação também conta com curadorias de filmes instalados nas telas múltiplas do Museu Histórico de Itajaí, na sala de cinema da Casa de Cultura Dide Brandão e em um contêiner localizado entre as edificações. 

Além disso, duas estreias de vídeos estão programadas. O primeiro é o curta-metragem experimental do Rio Grande do Sul, “O lugar por onde a água corre”, de Camila Leichter e Mauro Espíndola, com participação do Duo Strangloscope, Ana Luiza L Matte, Cristina Ribas, Hannah T Jones, Marga Noronha e Arroio Serraria. O segundo é o videoarte “Pulsações e Conexões: Retrato do Antropoceno”, idealizado, criado e dirigido de forma colaborativa por Denis Zubieta, Michele Chaves e Lallo Bocchino.

A 15ª Strangloscope tem idealização, curadoria e direção artística do Duo Strangloscope, produção da Pangeia, produtora audiovisual com sede em Itajaí, e co-produção da Câmera Olho Filmes. 

A produção é de Camila Gonçalves e Édina Calegaro e a produção executiva é de Lallo Bocchino. 

A projeção de vídeos é feita por Débora Herling e a produção de fotos e vídeos de cobertura da mostra pelo cineasta e fotógrafo André Cantuária. 

Como assistente de acessibilidade das oficinas de inclusão, está Maria Helena Nunes de Almeida.

A mostra tem patrocínio do Edital Paulo Gustavo – Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina, e apoio da Fundação Cultural de Itajaí, da Casa de Cultura Dide Brandão, do Museu Histórico de Itajaí e do Porto Itajaí.

Serviço:

  • O que: 15ª Strangloscope – Mostra Internacional de Áudio, Vídeo/Filme e Performance Experimental
  • Quando: 21 a 24 de maio
  • Onde: Casa da Cultura Dide Brandão e Museu Histórico de Itajaí
  • Entrada gratuita
  • Programação: strangloscope.com/programacompleto

Texto: Camila Gonçalves

Adicionar aos favoritos o Link permanente.