O Grupo de Políticas e Direitos Linguísticos da Universidade Federal de Santa Catarina (PoLiTicas/UFSC) lança, neste mês de maio, a cartilha didático-pedagógica Cultura afro-brasileira e ensino de linguagem e o e-book Políticas linguísticas educacionais: teoria e prática. As obras são digitais e possuem download gratuito.
Cartilha Cultura afro-brasileira e ensino de linguagem
De autoria Letícia Cao Ponso, a cartilha Cultura afro-brasileira e ensino de linguagem destaca a importância de “educar para a diversidade e para a diferença”, com enfoque no resgate da multiculturalidade afro-brasileira. Abordando questões como a origem e a ancestralidade do povo negro no Brasil, a formação do português brasileiro por línguas africanas, a existência e a resistência de comunidades quilombolas e a relação entre os componentes curriculares da área de Linguagens e a Educação para as Relações Étnico-Raciais, a obra busca tratar a diáspora africana não apenas lembrando a travessia atlântica de séculos passados, mas valorizando suas memórias, singularidades e diversidade cultural, religiosa e linguística.
De acordo com a cartilha, a valorização das territorialidades e histórias daqueles que tiveram suas terras invadidas, saqueadas e silenciadas por séculos se dá, essencialmente, pelo estudo e avaliação dos processos colonizadores. “No momento em que a escola considerar cientificamente a história e a cultura do continente africano e de suas diásporas, o sequestro e a venda de seres humanos como mercadoria, os processos ideológicos de construção das categorias de raça e cor que sustentam a pratica do racismo, bem como os complexos psicológicos que permeiam o imaginário sociocultural brasileiro, ‘a educação nacional será, de fato, um palco no qual se encenam novas performances de igualdade de direitos, liberdade de interação de saberes e respeitos às diferenças’”, descreve o texto de apresentação.
Realize o download gratuito das versões de paginação única ou dupla.
E-book Políticas linguísticas educacionais: teoria e prática
Organizado por Cristine Gorski Severo e Maria Luiza Rosa Barbosa, o livro Políticas linguísticas educacionais: teoria e prática incide sobre questões caras à área de políticas linguísticas educacionais, como questões macro de gestão, concepções de educação e linguagem e políticas educacionais, até a microesfera escolar, que envolve a relação entre professores, estudantes, gestores e comunidade, as práticas de ensino e aprendizagem em sala de aula e a formação subjetiva de docentes e discentes.
Os textos presentes incluem os seguintes temas: autoria, leitura, inclusão, formação antirracista, educação na fronteira, educação intercultural indígena, educação bilíngue de pessoas surdas, educação linguística decolonial, educação como prática de liberdade, papel do professor como agente político e parcerias institucionais Sul-Sul.
Realize o download gratuito na página da editora Letraria.