Siga @radiopiranhas
O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Fred Coutinho, determinou o afastamento, por 180 dias, do servidor Irley de Souza Carneiro da Cunha. A medida atende decisão judicial no processo nº 0806250-51.2025.8.15.0000.
A portaria também ordena o bloqueio imediato do acesso do servidor aos sistemas internos do TJ, como SISBAJUD, RENAJUD, INFOJUD e BNMP. O Fórum de Alhandra e a Corregedoria-Geral de Justiça foram comunicados para impedir o acesso físico ao Fórum de Caaporã e adotar outras providências administrativas.
O afastamento ocorre durante a segunda fase da Operação Retomada, deflagrada nesta sexta-feira (16) pelo Gaeco do Ministério Público da Paraíba, com apoio da Polícia Civil e da Controladoria-Geral da União.
As investigações apontam que o servidor estaria envolvido em um esquema de ações judiciais fraudulentas, com suposta manipulação para obter vantagens financeiras indevidas, incluindo descontos irregulares em benefícios de aposentados e pensionistas, inclusive do INSS. O esquema envolvia também advogados e outros agentes públicos.
@politicaetc
source