Advogado foragido é preso em Dourados (MS) durante investigação

Investigado é apontado como líder de esquema que movimentou mais de R$ 50 milhões com fraudes judiciais; 145 mil ações suspeitas foram identificadas

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da 2ª Delegacia de Polícia Distrital de Porto Alegre, prendeu nesta quinta-feira (15), em Dourados (MS), o principal investigado da Operação Malus Doctor, deflagrada no último dia 8 de maio. O homem, que é advogado, estava foragido desde o início da operação.

A prisão foi resultado de uma força-tarefa interestadual. Inicialmente, o investigado teria fugido para o litoral de São Paulo, seguindo posteriormente para o Mato Grosso, onde possui familiares. A Polícia Civil, com apoio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Barra do Garças (MT), identificou que ele havia se deslocado para o Mato Grosso do Sul. Ele foi localizado e preso em Dourados, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), quando se dirigia a Ponta Porã, na divisa com o Paraguai.

Fraudes judiciais em larga escala

A Operação Malus Doctor visa desarticular um esquema criminoso de fraude processual em massa contra instituições financeiras. A investigação revelou que o grupo teria ajuizado mais de 145 mil ações judiciais suspeitas – 112 mil no Rio Grande do Sul e 30 mil em São Paulo. O principal investigado responde por cerca de 47% das ações contra bancos na Justiça gaúcha, sendo classificado como o quinto maior litigante do estado.

Entre as práticas utilizadas estão:

  • Uso de procurações falsas, muitas vezes sem conhecimento das vítimas;
  • Ajuizamento de ações em nome de falecidos, com assinaturas datadas após o óbito;
  • Depósitos indevidos em contas de clientes que acreditavam tratar-se de ganhos judiciais, quando na verdade eram novos empréstimos feitos em seus nomes;
  • Estratégias como o fatiamento de demandas, com a abertura de ações em série para inflar estatísticas e obter decisões favoráveis.

Impacto financeiro e judicial

Estima-se que o prejuízo causado ultrapasse R$ 50 milhões. Ao todo, a operação cumpriu 74 ordens judiciais, entre 35 mandados de busca e apreensão, nove suspensões de exercício da advocacia, bloqueios de bens e ativos e quebras de sigilo bancário e fiscal. Os mandados foram executados em Porto Alegre, Glorinha e Xangri-Lá.

Crimes investigados

Catorze pessoas são investigadas por envolvimento no esquema. Os crimes atribuídos incluem:

  • Estelionato
  • Falsidade ideológica
  • Falsificação de documento particular
  • Fraude processual
  • Patrocínio infiel
  • Apropriação indébita
  • Associação criminosa

Próximos passos

A Polícia Civil segue na identificação de vítimas e no levantamento de provas. Em muitos casos, os clientes só descobriram as fraudes após verem descontos indevidos em seus benefícios previdenciários, momento em que não conseguiam mais contato com os autores das ações.

A operação representa um marco no combate à litigância abusiva e ao uso fraudulento do sistema de justiça brasileiro, segundo avaliação dos investigadores.

Fonte Polícia Civil

The post Advogado foragido é preso em Dourados (MS) durante investigação appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.