

Hospital Ruth Cardoso atende toda a região – Foto: PMBC/Reprodução/ND
A Prefeitura de Balneário Camboriú lançou, nesta semana, a licitação para contratar uma empresa especializada na prestação de serviços médicos de ginecologia e obstetrícia para atender a demanda do Hospital Municipal Ruth Cardoso.
A secretária de Saúde, Aline Leal, explica que o contrato com a empresa atual vence em 24 de junho. Além disso, o novo edital, que vem após a morte de um bebê durante o parto, traz mudanças importantes na prestação dos serviços da instituição.
O que diz a nova licitação
Entre as mudanças, está a ampliação da equipe com o objetivo de que haja capacitação entre profissionais e fluxos de trabalho sejam melhor organizados
“Nesta nova proposta, ampliamos a equipe com mais um médico no período das 19h à meia-noite e incluímos um coordenador médico, com carga horária de 20 horas semanais, que deverá cumprir expediente dentro do Centro Obstétrico”, ressalta a secretária.

Edital prevê mudanças no Centro Obstétrico – Foto: Prefeitura Balneário Camboriú
Outra mudança em relação ao contrato anterior é que, agora, o pagamento à empresa será feito por procedimento cirúrgico realizado. Antes, realizando ou não a cirurgia, o valor pago era o mesmo.
O edital também exige que os profissionais realizem 80 horas anuais de capacitação dentro do hospital. O valor máximo admitido na nova licitação é de R$ 6.319.712,16. A abertura das propostas está marcada para o dia 29 de maio, às 9h30.
“Esta ação está alinhada com o nosso compromisso com a comunidade de Balneário Camboriú e, especialmente, com o nosso hospital. Conforme anunciado, estamos trabalhando para implementar as mudanças necessárias e garantir a excelência no atendimento”, destaca a prefeita Juliana Pavan.
Edital vem após morte de bebê durante o parto
No dia 25 de abril, um bebê morreu durante o parto no hospital. Com as complicações no trabalho de parto, o útero da mãe também precisou ser retirado. O caso teve grande repercussão na cidade e em Santa Catarina.

Bebê morto no Hospital Municipal Ruth Cardoso se chamaria Ragner – Foto: Edemar Leitemperger/@leitempergerc/Instagram
Diante da situação, medidas foram adotadas, como o afastamento do médico obstetra responsável até o esclarecimento das circunstâncias da morte e a exoneração da diretora do hospital.
Desde o ocorrido, a Prefeitura de Balneário Camboriú anunciou uma série de ações no hospital. A prefeita, Juliana Pavan (PSD), chegou a transferir seu gabinete de forma temporária para dentro da instituição.
Na última semana, o Município publicou um edital visando contratar uma empresa especializada na prestação de serviços médicos para o pronto-socorro adulto. Uma reforma também foi anunciada no hospital.