A Justiça determinou que os três adolescentes envolvidos no ataque a uma professora em uma escola municipal de Caxias do Sul permaneçam internados por até três anos. A decisão foi proferida nesta quinta-feira (15) pelo Juizado da Infância e da Juventude da comarca do município, que considerou que os jovens cometeram ato infracional análogo ao crime de tentativa de homicídio.
O caso aconteceu no dia 1º de abril, na Escola Municipal João de Zorzi, no bairro Fátima Baixo, quando a professora de inglês foi atacada com facadas pelas costas durante a aula. Apesar dos ferimentos, ela não correu risco de morte e se recupera em casa.
De acordo com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), os adolescentes — dois de 15 anos e uma de 13 — ficarão internados na Fundação de Atendimento Sócio Educativo (Fase). A medida socioeducativa tem prazo máximo de três anos, mas será reavaliada a cada seis meses conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A avaliação leva em conta o comportamento, a adesão às atividades propostas e os estudos dos adolescentes, podendo resultar na manutenção da internação ou em uma progressão para medida mais branda.
Segundo a investigação da Polícia Civil, o ataque foi premeditado e teria sido motivado por vingança, após os adolescentes serem repreendidos pela direção da escola por conta de um episódio envolvendo preservativos. O trio criou um grupo em uma rede social chamado “Matadores”, onde teria planejado o crime. Pelo menos cinco facas de cozinha foram utilizadas na ação.
Os jovens foram apreendidos horas depois do ataque, em uma área de mata, pela Guarda Municipal e pela Brigada Militar. Desde 3 de abril, cumprem internação provisória em unidades da Fase em Porto Alegre e Novo Hamburgo.
Além da tentativa de homicídio, a investigação havia sugerido a responsabilização por associação criminosa e incitação ao crime, mas o Ministério Público optou por denunciar apenas o primeiro ato infracional. Os defensores dos adolescentes não se manifestaram até a publicação da reportagem.
The post Justiça determina internação por 3 anos de adolescentes envolvidos em ataque a professora em Caxias appeared first on Agora No Vale.