
Viver de arte é muito difícil. Mas qual é o preço que o artista paga por não viver dela? É nesta linha tênue entre mirar no mainstream e se deixar moldar por ele que se encontra o novo trabalho de VALLADA, expoente da nova música brasileira que se prepara para lançar seu novo álbum, chamado “Umami”. No dia 16 de maio, o compositor lança a debochada faixa “Alto Mar”, em parceria com Helena Peres, narrando a luta de ser artista independente.
Natural de Niterói, VALLADA começou a carreira sob a alcunha de Arthur Valladão em 2019. Ao todo, o artista já lançou 6 singles e 2 EP’s, circulando entre o rock underground e o indie. Agora, ele dá lugar à sua nova persona, mais ácida e astuta, em que escreve sobre o atual estado das coisas e dos amores ao mesmo tempo em que busca impactar o público da nova mpb com um novo som. “A mudança é de certa forma a libertação de algumas expectativas para viver algo mais ousado do que eu mesmo sou. VALLADA é um ideal artístico que o Arthur sempre buscou”.
Porque, para ele, “a nova mpb parece querer pra si um status de erudição que afasta os elementos da música urbana”. E, por música urbana, não significa somente incluir beats e versar com o rap. Mas, sim, nutrir um olhar cronista sobre a realidade – realidade essa que sempre tem um sabor complexo, algo gostoso, malicioso, irônico e, portanto, “Umami”. “Umami é o quinto gosto básico do paladar humano, que é caracterizado pela sensação de algo saboroso, de preenchimento da boca”, conta VALLADA, “parecido com esse sentimento confuso do artista independente que ama fazer música mas enfrenta inúmeras dificuldades”.
“Alto Mar” é a primeira faixa por representar bem o conceito do novo álbum. Com versos como “toda fantasia que a gente cultiva some no horizonte diante do mercado” e “fale pra todo mundo do caminho árduo de se fazer história no anonimato”, VALLADA descreve sem rodeios suas frustrações e persistências. “É uma música sobre viver o sonho, sobre a dependência do artista de se realizar através da sua arte, mas como isso pode ser sua opção mais desgastante”.
“Umami” tem previsão de lançamento no segundo semestre deste ano. Outras faixas serão liberadas individualmente até o trabalho chegar, na íntegra, em todas as plataformas digitais.