Após dois adiamentos, governo agenda novo leilão da Ponte Internacional que liga o RS à Argentina

Concessão da ligação entre Brasil e Argentina não atraiu propostas em abril; edital foi reformulado para atrair investidores

O governo federal marcou para o dia 15 de julho de 2025 a nova tentativa de leilão da concessão da Ponte Internacional São Borja–Santo Tomé, que liga o Rio Grande do Sul à Argentina. Esta será a terceira tentativa de realizar o certame apenas neste ano, após dois fracassos consecutivos.

Inicialmente previsto para 31 de janeiro, o leilão foi suspenso por decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que apontou irregularidades no edital, como falhas em etapas obrigatórias e exigências de habilitação consideradas inadequadas. Posteriormente, o certame foi remarcado para 4 de abril, mas nenhuma proposta foi apresentada, levando o governo a reavaliar o projeto junto a representantes dos dois países.

De acordo com a Secretária Nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, o edital passou por alterações após ouvir o mercado. “Mudamos a taxa interna de retorno de 8,46% para 15%, adequando-a melhor às condições econômicas atuais. Também revimos as exigências de garantias, com o objetivo de tornar o projeto mais atrativo para investidores”, afirmou.

A Ponte Binacional São Borja–Santo Tomé é estratégica para o comércio e o turismo entre o Brasil e a Argentina, sendo um dos principais corredores logísticos da região Sul. A concessão prevê a operação, manutenção e investimentos ao longo dos próximos anos.

The post Após dois adiamentos, governo agenda novo leilão da Ponte Internacional que liga o RS à Argentina appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.