Medidas de segurança básicas podem salvar vidas em meio aos caos das enchentes

O Rio Grande do Sul, e em especial a região dos vales, tem vivido uma situação extrema em decorrência das chuvas. A sequência de dias chuvosos e a previsão de ventos podem trazer outros inúmeros problemas, principalmente em áreas que já sofreram com as enchentes. Por isso, a tomada de alguns cuidados pode salvar vidas.

Em meio ao risco concreto de enchentes, transbordamentos de rios, raios e deslizamentos, é fundamental saber como se manter informado e o saber o que fazer para se manter seguro.

De preferência, mantenha-se em local seguro. Evite sair de sua casa. Caso esteja em algum local de perigo, procure um abrigo. Evite voltar para sua casa já atingida caso a situação ainda não tenha melhorado consideravelmente.

Abaixo, veja dicas importantes para quem está na rua, dentro de um carro ou em casa

1. Se você estiver andando na rua

Mantenha distância de muros e cercas – eles podem desabar.

Não se aproxime de postes para evitar choques nem toque em cercas de arame, portões metálicos, barras e outras estruturas metálicas.

No ponto de ônibus, tente ficar sentado com os pés suspensos para evitar contato com o solo. Mas se possível, procure um lugar mais seguro e coberto.

NÃO PROCURE debaixo de árvores – elas podem atrair raios.

Saia de locais abertos antes da chuva começar, como praias, campos de futebol, parques, e etc. por causa do risco de descargas elétricas

Fique atento também para postes e árvores inclinados. Com ventos fortes, eles podem colapsar. Em caso de enchentes, evite áreas de risco, não atravesse ruas alagadas, afaste-se da eletricidade e, se necessário, chame a Defesa Civil ou os Bombeiros!

Raios

Apesar de tão comuns – estima-se que aproximadamente 16 milhões de tempestades ocorram por ano, com cerca de 2000 acontecendo simultaneamente – esses fenômenos meteorológicos possuem riscos que muitas vezes podem ser esquecidos.

Um exemplo disso são os raios. Nos últimos 10 anos, mais de 800 pessoas morreram no Brasil por causa deles, de acordo com um estudo do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Por isso, a situação ideal, claro, é evitar deslocamentos, mas se você estiver num local aberto ou andando na rua, é importante estar ciente de certos perigos.

Primeiro, mantenha distância de muros e cercas, pois existe o risco dessas estruturas desabarem por conta do excesso de água ao seu redor ou até mesmo ficarem “estufadas” e despencarem. Além disso, evite se aproximar de postes para evitar choques elétricos.

Caso você esteja se deslocando do trabalho para casa ou vice versa, no ponto de ônibus, é recomendado ficar sentado com os pés suspensos, diminuindo o contato com o solo.

The post Medidas de segurança básicas podem salvar vidas em meio aos caos das enchentes appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.