Dentistas são indiciados por lesão corporal e exercício irregular da profissão após procedimentos estéticos malsucedidos em pacientes


Clínica odontológica no Recife foi alvo de denuncias de mulheres que tiveram complicações após intervenções no rosto. Profissionais cometeram 14 infrações e não tinham permissão para fazer procedimentos. Pacientes denunciam dentistas por complicações de saúde após procedimentos estéticos
Pacientes de clínicas odontológicas do Recife denunciaram complicações de saúde após procedimentos estéticos. A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Joana Bezerra, no Centro da cidade, concluiu um dos inquéritos e indiciou dois dentistas por lesão corporal e exercício irregular da profissão. Há ainda registro de outras denúncias contra os mesmos profissionais.
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
Em agosto de 2023, a advogada Raphaela Neiva decidiu fazer um procedimento estético no rosto e encontrou os dentistas por meio das redes sociais. Durante a consulta, os profissionais passaram confiança e convenceram a advogada a realizar os procedimentos na clínica.
Além de não solicitarem exames antes do procedimento, horas após a intervenção estética a paciente percebeu um sangramento no local. Ela relatou à TV Globo que os dias seguintes foram de muita dor e inchaço.
“Todo mundo perguntava se eu tinha sofrido algum acidente de moto ou de carro de tão desfigurada que fiquei. Isso fez com que eu não quisesse contato com mais ninguém, mexeu com minha autoestima”, disse Raphaela.
Sem perceber melhora no quadro de saúde, a paciente tentou falar com os profissionais, mas não foi atendida. “Em nenhum momento mais eu consegui contato com eles. Toda vez que entrava em contato era a secretária que respondia”, lembrou.
O caso é semelhante ao da instrutora de pilates Kalina Galindo, que procurou a clínica de odontologia para realizar uma cervicoplastia em junho de 2024.
Kalina Galindo ficou sem mexer o pescoço após procedimento estético errado
Reprodução/TV Globo
“Fui em busca, na internet, de profissionais que fizessem uma lipo de papada. Encontrei essa doutora que se diz referência em harmonização facial e tem mais de 40 mil seguidores nas redes sociais. Ela não me pediu exames pré-operatórios, pediu adiantamento do pagamento e na hora do procedimento quem estava era o marido dela. Foi uma sucessão de coisas bizarras”, disse Kalina.
Durante o período que seria de recuperação, a paciente sentiu dores que a impediam de movimentar o pescoço. Para resolver a questão, a clínica ofereceu um procedimento de reparo.
“Queriam fazer outras incisões, em menos de um mês, para reposicionar a minha pele. Mas foi quando eu descobri que eles não eram especializados após fazer uma simples consulta no Conselho Federal de Odontologia (CFO)”, Kalina lembra.
Cremepe investiga médico responsável por ‘harmonização de bumbum’ em paciente que morreu
Mesmo estando com o registro regular do Conselho Regional de Odontologia (CRO), existem outras denúncias contra os mesmos profissionais, que estão sendo analisadas sob sigilo. Dependendo das apurações e da gravidade do caso, eles podem ser impedidos de exercer as funções enquanto os processos éticos são investigados.
“Entramos com uma denúncia no Conselho Regional de Odontologia (CRO). Mesmo com as 14 infrações, o CRO foi brando com eles e deu suspensão de 30 dias. Vamos recorrer agora ao CFO”, pontuou Creuza Almeida, advogada de Kalina.
As vítimas entraram com uma ação judicial por danos estéticos e solicitam indenização por dano moral e material. Além disso, na esfera criminal, os profissionais serão acusados por lesão corporal de natureza gravíssima.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.