A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) iniciou, nesta quarta-feira (14), os trabalhos de demolição da antiga ponte da ERS-130 sobre o Rio Forqueta, entre os municípios de Lajeado e Arroio do Meio. A estrutura colapsou em 2 de maio de 2024, durante as enchentes que atingiram diversas regiões do Rio Grande do Sul. A operação de demolição tem previsão de duração de 15 dias e integra o contrato da nova ponte, inaugurada oficialmente em 10 de abril deste ano.
O trabalho será realizado sem impacto no trânsito da nova ponte, que seguirá com fluxo normal durante toda a operação.
Para a execução do serviço, serão utilizados rompedores hidráulicos que fragmentarão a antiga ponte em blocos. Esses blocos serão aproveitados para utilização como entroncamento, sendo posicionados nas margens do Rio Forqueta. Este procedimento promove a estabilização das encostas e contribui para a prevenção de processos erosivos no leito do rio. A medida alia engenharia e sustentabilidade, utilizando os resíduos da estrutura anterior como proteção ambiental.
Segundo o diretor-presidente da EGR, Luis Fernando Vanacôr, a demolição da antiga ponte representa mais uma etapa importante do projeto de reconstrução da infraestrutura da ERS-130. “A demolição é uma ação planejada e necessária para garantir a segurança e a preservação ambiental da região. Estamos concluindo esse ciclo com responsabilidade”, destacou Vanacôr.
A nova ponte sobre o Rio Forqueta substitui a estrutura destruída pela força das águas há um ano. Considerada estratégica para a mobilidade regional, a ponte foi reconstruída em tempo recorde de sete meses. A nova travessia apresenta avanços significativos: está cinco metros mais alta que a anterior, possui 172 metros de extensão (51 metros a mais), 10,7 metros de largura com duas faixas, além de calçada de pedestres e ciclovia. Seu vão livre de 2,10 metros oferece maior resiliência a cheias futuras.
Com a utilização de 234 toneladas de aço e 2.227 m³ de concreto, a obra completa, incluindo os acessos, tem 512 metros de extensão e representou um investimento de R$ 22,6 milhões, provenientes do Plano Rio Grande (Funrigs). A nova ponte entrega à comunidade uma infraestrutura moderna, segura e preparada para os desafios impostos pelas mudanças climáticas.

The post EGR inicia demolição do que sobrou da antiga ponte da ERS-130 appeared first on Agora No Vale.