Acidentes com pipas têm alta de 40%

Siga @radiopiranhas

Soltar pipas está entre as brincadeiras preferidas de quem gosta de se divertir ao ar livre. O colorido no céu encanta e atrai crianças, adolescentes e também adultos, sobretudo aos fins de semana ou em períodos de férias. Porém, quando realizada em local inadequado, a atividade pode trazer riscos, provocando a interrupção do fornecimento de energia elétrica e causando acidentes graves ou até fatais. Na Paraíba, segundo levantamento realizado pela Energisa, no decorrer deste ano já foram registradas 45 ocorrências de pipas na rede elétrica. Em comparação com o mesmo período do ano passado (janeiro a maio), em que ocorreram 32 acidentes registrados, o aumento é de cerca de 40%.

Durante todo o ano de 2024, foram 130 acidentes, e entre os municípios com a maior quantidade de casos no ano passado, João Pessoa lidera o ranking, seguida por Campina Grande e Bayeux. As ocorrências impactaram o fornecimento de energia para cerca de 50 mil clientes da concessionária. Os números são preocupantes e deixam um alerta para a importância da prevenção, como destaca a gerente de operações da Energisa Paraíba, Nathalia Holanda: “É um brinquedo que tem que ter muito cuidado no manuseio e nunca, jamais, pode ser utilizado próximo da rede elétrica. Porque, nesses casos, elas podem enroscar nos cabos, formarem curto circuito e, consequentemente, o rompimento desses cabos, podendo levar a choque elétrico e vindo (a pessoa) até a óbito”, alerta.

O coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Paraíba, Lenildson Santos, também orienta sobre a necessidade de buscar um local adequado para realizar a brincadeira de forma segura. “Os pais ou responsáveis devem direcionar a brincadeira para parques e campos abertos, longe da rede de energia elétrica, eliminando o risco de choque elétrico para quem está soltando a pipa, como também evitando interrupção do fornecimento de energia da região”, afirma.

Além disso, em caso de acidentes, se a pipa enroscar nos fios elétricos, não se deve tentar remover o brinquedo. “Apenas os profissionais autorizados pela Energisa, equipados com todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica”, destaca Lenildson.

Outro fator que pode causar riscos são as pipas que possuem cerol, linha chilena ou outros materiais cortantes que podem danificar os fios ou até mesmo ferir motociclistas e ciclistas.  “Isso também não é indicado para as pipas, já que pode provocar graves acidentes”, ressalta.

Contatos

Em caso de interrupção de energia ou cabo partido, a recomendação é acionar a Energisa o mais rápido possível pelo 0800 083 0196. Outros canais de atendimento da empresa são o WhatsApp Gisa: (83) 9 9135-5540, o Aplicativo Energisa ON e o site www.energisa.com.br.

Dicas de segurança

  • Jamais solte pipa próximo à rede elétrica e nunca tente remover a pipa da rede elétrica;
  • Não utilize materiais cortantes, como a linha chilena e o cerol, e não solte pipa próximo a ruas e avenidas;
  • Não empine pipa em dias chuvosos ou com relâmpagos;
  • Alerte outras pessoas sobre o risco de soltar pipas sem os devidos cuidados. A conscientização é fundamental para reduzir transtornos e acidentes;
  • Ao verificar pipas presas à rede elétrica, entre em contato com a Energisa por meio dos canais de atendimento.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 13 de maio de 2025.

source
Fonte

A União

Adicionar aos favoritos o Link permanente.