O Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, coordenado pelo INPE e pela Fundação SOS Mata Atlântica, apontou que Santa Catarina teve uma queda de 12% no desmatamento do bioma entre julho de 2023 e junho de 2024.
Nenhum município catarinense figurou na lista dos 20 municípios com maior desmatamento em área de mata, o que demonstra a relevância do dado, com dispersão das ocorrências.
Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
A pesquisa é realizada anualmente, entre julho de um ano e junho do ano seguinte. Entre 2022 e 2023, Santa Catarina apresentou uma queda de 86% no desmatamento da Mata Atlântica.
Dentre as ações realizadas para evitar o desmatamento, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) tem utilizado geotecnologias para modernizar os processos de licenciamento, auditoria e fiscalização.
O Estado utiliza ferramentas digitais com apoio governamental para análise espacial e supervisão remota, com o uso de imagens de satélite e sobrevoos de drones. O IMA também trabalha para lançar soluções que reúnam as ferramentas em um único ambiente.
Leia Mais
Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos de idade
BR-470 terá bloqueio total nesta quarta para obras em trecho de Blumenau, alerta DNIT
Conselho das Entidades critica aumento na tarifa de esgoto em Blumenau e pede revisão do contrato
Participe dos canais do Portal Alexandre José
O post Santa Catarina reduz desmatamento da Mata Atlântica em 12%, aponta pesquisa nacional apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.