Nesta terça-feira (13), o ex-presidente do Uruguai, José Alberto “Pepe” Mujica Cordano morreu aos 89 anos de idade, no sítio onde morava próximo à Montevidéu. Ícone da esquerda latino-americana, Mujica presidiu o país de 2010 a 2015.
Conhecido pelo estilo de vida simples e por doar parte do salário para projetos sociais, Mujica enfrentava um câncer de esôfago.
Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
Pepe Mujica nasceu em 1935, em uma família de origem humilde, nos arredores de Montevidéu, capital do Uruguai. Entrou para a política ao fundar o Movimento de Libertação Nacional Tupamaros, grupo guerrilheiro que enfrentou a ditadura civil-militar.
Foi preso quatro vezes pela atividade como guerrilheiro, ficando cerca de 14 anos na prisão. Foi torturado e jogado na solitária por anos, história retratada no filme “Uma Noite de 12 Anos.
Como presidente, Mujica promoveu uma legislação considerada progressista, com a descriminalização do aborto, a lei do casamento igualitário e a legalização da maconha. Após ser presidente entre 2010 e 2015, foi eleito senador em 2019, renunciando ao cargo em 2020 para se proteger da pandemia de Covid-19.
Leia Mais
Bombeiros Militares de Blumenau dão início à Campanha do Agasalho 2025
BR-470 terá bloqueio total nesta quarta para obras em trecho de Blumenau, alerta DNIT
Conselho das Entidades critica aumento na tarifa de esgoto em Blumenau e pede revisão do contrato
Participe dos canais do Portal Alexandre José
O post Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos de idade apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.