Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos e deixa legado em pautas progressistas

Morre ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica

Morre ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica – Foto: Reprodução/redes sociais/@pepe.mujicaok/ND

O mundo se despede de uma das figuras políticas mais admiradas da América Latina. José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, morreu nesta terça-feira (13), aos 89 anos, em Montevidéu.

Conhecido por seu estilo de vida simples e pelo seu discurso humanista, Pepe Mujica foi um símbolo de integridade na política contemporânea. O ex-presidente uruguaio estava sob cuidados paliativos.

De guerrilheiro a presidente do Uruguai

José Alberto Mujica Cordano nasceu em 20 de maio de 1935, na capital do Uruguai, Montevidéu. Foi guerrilheiro, preso político, senador, ministro e presidente do Uruguai.

Foi fundador e ex-dirigente do movimento Tupamaros, movimento de guerrilha armada marxista que atuou contra a ditadura cívico-militar do Uruguai, que esteve no poder entre 1973 há 1985.

Como militante, Mujica foi preso quatro vezes. Durante uma de suas capturas ele foi baleado seis vezes no corpo.

Ficou 14 anos em cárcere como preso político, sendo liberto devido à lei da anistia. Mujica foi torturado e mantido em isolamento, comunicando-se em código morse com companheiros de celas vizinhas.

Mujica era militante do grupo guerrilheiro Tupamaros

Pepe era militante do grupo guerrilheiro Tupamaros – Foto: Reprodução/redes sociais/@pepe.mujicaok/ND

Mujica largou a luta armada após a redemocratização

Com a redemocratização do Uruguai, Mujica entrou para a política institucional, filiando-se ao partido de esquerda Frente Ampla.

Foi eleito deputado por Montevidéu, em 1994, e, em 1999, senador. Durante o governo de Tabaré Vázquez, Pepe ocupou o cargo de Ministro da Agricultura entre 2005 e 2008.

Em 2009, foi eleito presidente, cargo que exerceu de 2010 há 2015. Nas eleições seguintes, foi eleito novamente senador, posição que se manteve até 2018.

Estilo de vida simples

Mujica se destacou pela fala direta, compromisso com a justiça social e defesa dos pequenos produtores. Avançou em pautas como o casamento entre pessoas do mesmo sexo, a legalização do aborto, descriminalização da maconha.

O presidente uruguaio disse ser pessoalmente contrário a pautas como o aborto e a legalização da maconha, mas optou pela legalização para que as atividades não crescessem fora do controle do estado.

“Se continuarem clandestinos ou escondidos, não poderemos fazer nada por eles”, disse Mujica à Agência Efe em maio de 2014.

Mujica teve um estilo de vida simples, morando em uma chácara aos arredores de Montevidéu

Ex-presidente teve um estilo de vida simples, morando em uma chácara aos arredores de Montevidéu – Foto: Reprodução/redes sociais/@pepe.mujicaok/ND

Ficou conhecido como “o presidente mais pobre do mundo”. O uruguaio negou morar no palácio presidencial, preferindo sua modesta chácara nos arredores de Montevidéu, onde morou com sua esposa Lucía Topolansky.

Pepe levava um estilo de vida simples e criticava o consumismo. “Parece que nascemos só para consumir e consumir. E quando não podemos, carregamos frustração, pobreza e autoexclusão”, disse durante o seu discurso na 68º Assembleia Geral da ONU, em 2013.

Presidente do Uruguai lamentou morte de Pepe Mujica

O presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, publicou nota de pesar nas redes sociais lamentando a morte do ex-presidente uruguaio nesta terça-feira (13), vítima de câncer de esôfago. “É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica”, disse trecho da publicação.

“Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo”, finalizou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.