Siga @radiopiranhas
A assinatura de acordos bilaterais voltados para à área de saúde entre Brasil e a China foi celebrada pelo deputado federal Ruy Carneiro, que representa à Câmara Federal em agenda institucional da comitiva brasileira no país asiático. Entre as iniciativas previstas pela parceria firmada com as empresas chinesas, estão o desenvolvimento de novos equipamentos médicos no Brasil, a transferência de tecnologia para empresas brasileiras e a produção de vacinas.
A comitiva brasileira contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, além de outros parlamentares e lideranças políticas dos dois países.
“Esse é um marco importante para o avanço tecnológico voltado para o segmento de saúde no Brasil. A transferência de tecnologia chinesa e a produção dos equipamentos em solo brasileiro vão garantir mais qualidade e precisão aos serviços oferecidos ao nosso povo. Além dos reflexos positivos nos atendimentos médicos, o desenvolvimento desse mercado também representa mais emprego, renda e fortalecimento da economia nacional”, pontou Ruy.
De acordo com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que também fez parte da comitiva, a produção nacional desses equipamentos permitirá exames mais baratos e de melhor qualidade.
“Quando as empresas chinesas começarem a produzir no Brasil, eles podem participar da preferência das licitações brasileiras. Um dos equipamentos é o ultrassom portátil, que pode ser utilizado inclusive nas unidades básicas de saúde. Vamos fazer compras desse equipamento e do acelerador linear, que vem junto com um equipamento de ressonância magnética, para acelerar os diagnósticos nos hospitais que tratam do câncer. Isso é mais saúde, emprego, renda e tecnologia para o Brasil”, detalhou Padilha.
Além dos memorandos de entendimento na área de equipamentos de imagem, ainda foram assinados acordos para construção de uma grande plataforma industrial de insumos farmacêuticos ativos no Brasil. O país também vai ganhar um centro de excelência em pesquisa e desenvolvimento de vacinas.
@politicaetc
source