Siga @radiopiranhas
Aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos não autorizados de associações ou sindicatos começam a ser notificados nesta terça-feira (13) pelo aplicativo ou site Meu INSS. A partir de quarta (14), poderão confirmar se o desconto foi irregular e pedir o ressarcimento diretamente pela plataforma, sem necessidade de documentos ou formulários.
Cerca de 9 milhões de beneficiários estão nessa situação. A devolução dos valores — referentes às mensalidades de abril — será feita entre os dias 26 de maio e 6 de junho, totalizando R$ 292,7 milhões. Esses valores foram bloqueados antes de serem repassados para as entidades.
A fraude foi descoberta em abril e apontou um esquema nacional que pode ter desviado R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. Se o beneficiário confirmar que o desconto não foi autorizado, a entidade terá 15 dias úteis para apresentar defesa ou garantir o ressarcimento. O INSS fará o pagamento diretamente na conta do beneficiário.
Atenção: o INSS não envia mensagens por SMS ou ligações para tratar sobre o tema. Em caso de dúvida, a orientação é usar o aplicativo ou ligar para a Central 135.
Passo a passo para conferir e pedir o reembolso:
1.Acesse o app ou site Meu INSS com login e senha.
2.Vá em “Consultar Benefício” > “Extrato de Pagamento”.
3.Clique no mês desejado e verifique se há descontos.
4.Se houver valores que você não reconhece, clique para registrar o reembolso a partir de 14 de maio.
O contato é 100% digital e seguro. O objetivo é devolver o que foi descontado indevidamente sem complicações para o segurado.
@politicaetc
source