Primeira massa de ar frio de maio provoca queda nas temperaturas e risco de geada no RS

Uma massa de ar frio e seco, associada a um centro de alta pressão atmosférica de 1.028 hPa, avançou sobre o Rio Grande do Sul neste sábado (10), marcando a primeira incursão significativa de ar frio no mês de maio. Segundo a Metsul Meteorologia, a trajetória marítima do sistema irá favorecer noites seguidas de temperaturas baixas, especialmente entre domingo e terça-feira.

Embora não seja uma massa de ar frio intensa, o fenômeno já provoca mínimas abaixo dos 10ºC em diversas regiões do estado e em áreas do interior catarinense. Geadas são esperadas nos Campos de Cima da Serra, onde os termômetros devem cair para valores entre 1ºC e 3ºC. No Planalto Sul de Santa Catarina, as marcas podem chegar a 0ºC ou até negativas.

Em Porto Alegre, as mínimas devem variar entre 12ºC e 14ºC, podendo atingir 10ºC em bairros mais ao sul e nas cidades da região metropolitana. A capital paulista também sentirá os efeitos da massa de ar frio a partir da quarta-feira, com mínimas entre 13ºC e 14ºC.

O ar seco e a pouca nebulosidade vão contribuir para a rápida perda de calor durante a madrugada, aumentando o risco de geada em pontos altos do Sul do país.

🔗 Fonte: Metsul Meteorologia

The post Primeira massa de ar frio de maio provoca queda nas temperaturas e risco de geada no RS appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.