Um homem de 39 anos foi preso na tarde desta sexta-feira (09) em Itaiópolis, no Planalto Norte de Santa Catarina, após marcar um encontro com uma menina de 12 anos usando um perfil falso nas redes sociais. O caso foi descoberto após a Polícia Militar ser acionada por volta das 13h para averiguar uma suposta briga entre dois homens na rua Duque de Caxias, no Centro da cidade.
Ao chegar ao local, os policiais se depararam com a menor conversando com o homem. Os dois apresentaram versões diferentes sobre o motivo de estarem ali. Em conversa com os policiais, a menina relatou que vinha se comunicando pelas redes sociais com um suposto adolescente, com quem havia combinado de se encontrar. No entanto, ao chegar, percebeu que o homem abordado não era quem dizia ser.
Através do número de telefone usado nas conversas, a PM confirmou que o homem utilizava perfis falsos para se passar por alguém mais jovem. Ele confessou que sabia estar conversando com uma menor de idade e afirmou ter recebido fotos da menina.
O Conselho Tutelar foi acionado para prestar apoio à vítima, e o homem foi preso em flagrante, sendo levado à Delegacia de Polícia Civil.
O caso será investigado e pode resultar em acusações com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Código Penal, com penas que podem ultrapassar 8 anos de prisão. A Polícia reforça o alerta para que pais e responsáveis monitorem com atenção o uso das redes sociais por crianças e adolescentes.