
A FG Empreendimentos, marca Senna e Havan anunciam o lançamento oficial do Senna Tower, o edifício residencial mais alto do mundo, para este sábado (10). Localizado em Balneário Camboriú, cidade com a maior valorização imobiliária do Brasil, o projeto promete ir ‘além de um marco arquitetônico’ e busca representar a trajetória de Ayrton Senna.
Com mais de 550 metros de altura e com um VGV (Valor Geral de Vendas) de R$ 8,5 bilhões, o Senna Tower oferecerá áreas de lazer, gastronomia e entretenimento abertas ao público, além de uma experiência imersiva dedicada ao legado do piloto.

Fruto de mais de cinco anos de estudos, o projeto promete ‘redefinir o conceito de luxo e inovação na construção civil brasileira’.
O empreendimento faz parte da categoria supertall, destinada a edifícios com mais de 300 metros de altura.
O CEO e cofundador da FG Empreendimentos, Jean Graciola, explica que o Senna Tower é um projeto que une ‘paixão, excelência e inovação’ e diz que estão construindo um monumento que transcende a arquitetura.
“Ele representa a grandeza do potencial humano de se superar, assim como Ayrton Senna fez e, ao mesmo tempo, reforça a capacidade do Brasil de realizar obras extraordinárias. Precisamos mostrar a grandiosidade do Senna Tower e de Balneário Camboriú para o mundo. Por isso, estamos ampliando o número de escritórios comerciais no país e abrindo unidades nos EUA e na Europa”, diz.
Senna Tower em números

O empreendimento já é um sucesso de vendas, com R$ 1,3 bilhão em VGV comercializado. Os principais compradores estão concentrados nas regiões Sul e Centro-Oeste do país, além dos clientes internacionais.
Ao todo, serão 228 unidades: 18 mansões suspensas, de 420 a 563 m²; 204 apartamentos, de até 400 m²; 4 coberturas duplex, de 600 m²; e 2 megacoberturas triplex, de 903 m².
O edifício contará com sete elevadores de alta performance, os mais rápidos do Brasil, capazes de percorrer do térreo ao último andar em menos de um minuto.
O prédio terá ainda seis pavimentos privativos de lazer, distribuídos em diferentes andares, e um rooftop exclusivo para moradores, totalizando mais de 6 mil m² de área de lazer.
Jornada do herói
O conceito do empreendimento é assinado pela multiartista e antropóloga Lalalli Senna, sobrinha de Ayrton Senna, que desenvolveu uma narrativa baseada na Jornada do Herói – conceito empregado na literatura e filosofia – conectando elementos de engenharia, arte a cada detalhe da torre.
“Toda grande história começa com uma jornada de superação e descoberta. O Senna Tower é uma obra de arte monumental, criada para inspirar cada um a buscar sua luz interior e seus ideais mais elevados”, ressalta Lalalli.
A arquitetura da torre é, segundo a multiartista, fundamentada nos princípios da geometria sagrada e da sequência de Fibonacci, refletindo a busca eterna pela perfeição que impulsiona tanto a natureza quanto os grandes heróis.
“A curva ascendente do edifício simboliza o movimento de superação em direção ao ideal, coroada por uma estrutura que representa a transição da matéria para a luz”, acrescenta.


Projeto é a entrada da marca Senna no segmento imobiliário
O Senna Tower representa uma mudança de paradigma nos empreendimentos imobiliários co-branded, sendo o primeiro criado como ‘monumento’.
A CEO da Senna Brands e sobrinha do piloto brasileiro, Bianca Senna, diz que o projeto simboliza a entrada da marca Senna no segmento imobiliário.
“O objetivo é transformar o projeto em um ícone vivo, que motive cada indivíduo a buscar seu verdadeiro potencial. O Senna Tower nasce com a missão de inspirar e transformar não só os futuros moradores, e sim fãs de todas as gerações. É um tributo à força interior que cada um de nós carrega”, destaca.
Mais detalhes
O empreendimento será pioneiro no Brasil ao incorporar soluções tecnológicas como o Tuned Mass Damper (TMD) — sistema avançado de estabilização que mitiga o efeito dos ventos —, aliado a outriggers, materiais de alta performance e avaliações constantes em túneis de vento para assegurar os mais elevados padrões estruturais internacionais.

O Supertall contará ainda com: Áreas de refúgio para segurança preventiva contra incêndios; reservatórios intermediários para equilibrar a distribuição de água; elevadores de alto desempenho e elevadores para carros; sistema para simulação da experiência dos elevadores no plantão de vendas.
A diretora-executiva da Talls Solutions e engenheira responsável técnica pelo projeto, Stephane Domeneghini, comenta que cada solução técnica adotada busca não apenas a excelência estrutural, mas também proporcionar segurança e conforto aos moradores e visitantes.
“O Senna Tower incorpora o que há de mais moderno em engenharia mundial”, conta.

O projeto de fundação também se sobressai pela adoção de uma nova tecnologia, validada por Harry Poulos, da Tetra Tech (consultor dos projetos do Burj Khalifa, em Dubai, o prédio mais alto do mundo, com mais de 800m), e projetada por Ricardo Born, da BornSales, garantindo menor impacto ambiental, maior segurança e agilidade na execução.
Sustentabilidade
Desde a concepção, o Senna Tower foi pensado para conquistar a certificação LEED Platinum, o mais alto nível de reconhecimento mundial para edificações sustentáveis. Entre as iniciativas estão o uso de materiais certificados, sistemas de eficiência energética, integração de biofilia ao paisagismo e tecnologias que promovem a redução do consumo de recursos naturais.
Espaço Senna Tower

O Senna Tower disponibilizou um espaço exclusivo para apresentação ao público: o Espaço Senna Tower. O local promete ser mais do que um ponto de vendas, pois oferece um percurso para visitantes e clientes, com informações sobre o empreendimento e uma experiência sobre o conceito do projeto. O visitante passa por diferentes etapas, estruturadas para apresentar a história de Ayrton Senna, os diferenciais arquitetônicos, e as soluções tecnológicas empregadas no edifício.
Logo na entrada, o público tem acesso a um acervo que relembra momentos marcantes da trajetória de Ayrton Senna, como troféus, equipamentos de corrida, itens pessoais e imagens históricas, cedidos pela família do piloto. Um destaque é a Lotus 99T, pilotada por Senna na temporada de 1987 da Fórmula 1. Uma sala imersiva, equipada com projeções 360º, mostra o conceito criativo do novo prédio.

Há ainda uma maquete interativa de 14 metros – altura correspondente a um prédio de quatro andares, sendo a maior maquete das Américas, conectada a tablets e realidade aumentada, que exibe plantas, destaques arquitetônicos e um show de luzes, também visível do lado externo.

O espaço apresenta um apartamento decorado de 294 m², com projeto de interiores assinado pelo arquiteto João Armentano. O ambiente conta com automação, marcenaria e marmoraria de luxo e está equipado com sistemas eletrônicos atuais. Um telão de LED permite ao visitante visualizar a possível vista do imóvel em diferentes horários do dia.
Idealização e realização
A FG Empreendimentos responde pela realização do projeto, bem como pela incorporação e construção do Senna Tower.
A marca Senna e Lalalli Senna são responsáveis pelo conceito criativo da torre e pelo design de interiores. O empreendimento será construído com investimentos da FG em parceria com a Havan.
O empresário Luciano Hang, dono da Havan, diz que participar da construção do maior prédio residencial do mundo é ‘um orgulho enorme’, pois será um empreendimento que vai marcar um novo momento da história de Balneário Camboriú, Santa Catarina e Brasil.
“O Senna Tower se tornará um novo ponto turístico, como tantos outros espalhados pelo mundo, que atraem olhares, movimentam a economia e elevam o nome da cidade”, afirma.
O Senna Tower será construído na Avenida Atlântica, 4466, na Barra Sul.