Cartunista da Folha pede desculpas por charge sobre tragédia no RS

O cartunista Jean Galvão, do jornal Folha de S.Paulo, pediu desculpas em seu Instagram, nesta segunda-feira, 6, por charge em que teria debochado da tragédia no Rio Grande do Sul. O Estado sofre com as enchentes provocadas por fortes chuvas. Na manhã desta terça-feira, 7, a Defesa Civil estadual confirmou 90 mortes.

+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste

“A você, que foi ofendido pela charge que publiquei na Folha sobre a situação no Rio Grande do Sul, peço desculpas”, escreveu o cartunista. “Entendo sua genuína indignação. A charge não teve o efeito que pretendia, isso significa que, em alguma medida, falhei na comunicação do desenho.”

O pedido de desculpas ocorreu depois que a charge de Galvão foi alvo de críticas nas redes sociais e no site da Folha. O desenho mostra o que seria uma família composta de pai, mãe e dois filhos. Os quatro estão no telhado da casa, que aparece quase totalmente submersa pela enchente.

Charge foi alvo de críticas

Enquanto o pai parece clamar por ajuda, olhando para o céu, uma das crianças, a menina, afirma para seu irmão: “Não chora, vai alargar ainda mais”. A publicação foi alvo de críticas de internautas comuns e influenciadores digitais. Muitos se perguntaram qual foi a intenção do jornal, como o deputado federal Daniel Freitas (PL-RS).

Depois das indagações, Galvão decidiu, além de se desculpar, tentar explicar a sua ideia para a charge. Ele salientou que o desenho “não se resume a piada, charge não é deboche, não é meme”. O cartunista disse que a teve a intenção de provocar reflexão.

Leia também: “Folha: ‘Censura promovida por Alexandre de Moraes tem de acabar’”

“As expressões dos pais são sérias e as das crianças tristes”, explicou Galvão. “Aqui dou voz à inocência da menina, que entende que cada gota a mais que cai do céu fará o nível da água subir. Até uma gota de lágrima.”

Por fim, o cartunista pediu ajuda às famílias afetadas pelas chuvas e divulgou o Pix do governo estadual.

source
Fonte : Revista Oeste

Adicionar aos favoritos o Link permanente.