Ruy celebra conquista histórica do Hospital Laureano com a chegada de primeiro robô cirúrgico destinado a pacientes do SUS na Paraíba

Siga @radiopiranhas

A nova conquista tecnológica do Hospital Napoleão Laureano, referência no tratamento contra o câncer na Paraíba, foi celebrada pelo deputado federal Ruy Carneiro pelo marco inédito na saúde pública do estado. O DaVince XI, adquirido pela direção da unidade, é o primeiro robô cirúrgico destinado a pacientes do SUS da Paraíba e o mais moderno do estado.

Segundo Ruy, o avanço histórico representa um avanço significativo no tratamento do câncer e para toda a população que depende do SUS. “O Laureano segue inovando e fortalecendo o compromisso de salvar vidas. O novo equipamento traz uma possibilidade maior e mais rápida de recuperação. Especialistas afirmam que a precisão do robô pode reduzir em até 50% o tempo de internação dos pacientes. A precisão nos procedimentos é muito grande e também permite que as cirurgias sejam menos invasivas”, afirmou o deputado, que ao longo dos últimos anos destinou mais de R$ 15,8 milhões em emendas ao hospital.

O DaVinci XI é especializado em cirurgias urológicas e com foco principal no combater ao câncer de próstata. Porém, ele também realiza procedimentos ginecológicos, gástricos e do pulmão.

O presidente da Fundação Napoleão Laureano, Marcelo Lucena, destacou que a aquisição foi possível graças aos esforços conjuntos de diversas frentes. “O novo robô foi adquirido com investimentos próprios do Laureano, mas eu digo sempre que esse investimento se deu por conta da ajuda de todas as pessoas. Seja o poder público, a iniciativa privada e as pessoas físicas que ajudaram o Laureano, fazendo com que nós tivéssemos condições de comprar com recursos próprios um equipamento como esse”, ressaltou.

O investimento gira em torno de R$ 15 milhões e representa um salto de qualidade nos procedimentos cirúrgicos realizados pela instituição. O treinamento dos médicos foi iniciado há dois meses e os profissionais já estão habilitados para utilizar o equipamento. É necessária uma habilitação pela empresa que é detentora do robô, que além do treinamento também certifica esses profissionais.

A primeira cirurgia realizada com o uso do DaVince XI está marcada para o dia 30 de maio, como parte das atividades alusivas à morte de Napoleão Laureano. A primeira cirurgia robótica da Paraíba realizada em um paciente do SUS será custeada pelo próprio Hospital Laureano. O Sistema Único de Saúde ainda não tem habilitação para o robô, mas até o alinhamento com o Governo Federal, a unidade vai realizar pelo menos uma cirurgia com recursos próprios para garantir procedimentos de alta precisão aos pacientes mais humildes.

@politicaetc

source

Adicionar aos favoritos o Link permanente.