Papa Leão XIV pede paz e homenageia Francisco em primeiro discurso

Em seu primeiro discurso como pontífice, o novo papa Leão XIV, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, fez um apelo emocionado pela paz e pela união dos povos. Da sacada central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, o novo líder da Igreja Católica iniciou sua fala com as palavras: “A paz esteja convosco”, diante de milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro.

Escolhido durante o conclave que sucedeu o papado de Francisco, Leão XIV fez questão de prestar uma homenagem ao seu antecessor, reconhecendo sua coragem e legado.

“Ainda mantemos, nos nossos ouvidos, aquela voz fraca, mas sempre corajosa, do papa Francisco, que abençoava Roma. Obrigado, papa Francisco”, declarou.

Durante o pronunciamento, Leão XIV pediu que todos colaborem para a construção de pontes, por meio do diálogo e do encontro, enfatizando o papel da Igreja como espaço de acolhimento e reconciliação.

“Deus nos ama, Deus ama a todos e o mal não vai prevalecer. Estamos todos nas mãos de Deus. Juntos, sem medo, de mãos dadas com Deus, que está entre nós, vamos seguir.”

Ao agradecer aos cardeais que participaram do conclave, Leão XIV reafirmou seu compromisso com uma Igreja unida, justa e missionária. “Sou um filho de Santo Agostinho. Sou agostiniano”, disse. Citando a frase do santo — “Para vós, sou bispo; convosco, sou cristão” —, o novo papa reforçou a necessidade de caminhar junto com o povo e manter o diálogo sempre aberto.

Em um gesto de carinho, ele também se dirigiu em espanhol à comunidade de Chiclayo, no Peru, onde atuou como administrador apostólico. “Povo leal e fiel, que acompanha o bispo e o ajuda”, afirmou.

O novo papa encerrou sua fala lembrando a prática devocional do dia à Nossa Senhora de Pompeia e convidou os fiéis a rezarem juntos pela missão da Igreja e pela paz no mundo. O discurso foi finalizado com a oração da Ave Maria, em clima de emoção e esperança.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.