Esta semana, famílias na região do Vale do Sampaio foram atingidas por uma situação de emergência, após duas pontes serem destruídas pela força das águas. A situação se tornou crítica, deixando 21 famílias no Alto Sampaio isoladas, sem acesso a recursos básicos.
Para garantir que essas famílias não fiquem desamparadas, a comunidade teve que recorrer a métodos incomuns, como o uso de cordas para transportar comida e água sobre o arroio. Algumas pessoas até atravessaram a nado para levar suprimentos. O próprio prefeito Jarbas da Rosa se envolveu pessoalmente no atendimento emergencial, assegurando que não faltasse o essencial para essas pessoas. Os mantimentos fornecidos serão suficientes para cobrir as necessidades por cinco dias.
O impacto das enchentes também foi sentido em outras áreas, com sete pontes entre Venâncio e os municípios de Sério e Santa Clara do Sul sofrendo graves danos. Um servidor da prefeitura teve que nadar para acessar as áreas afetadas e avaliar as necessidades das comunidades isoladas.
Além das pontes destruídas, o volume de água causou grandes estragos, alargando o arroio e provocando deslizamentos de terra. Lavouras foram destruídas, galpões arruinados e até mesmo clubes locais foram danificados.
Enquanto os esforços de resgate e apoio emergencial estão em andamento, a comunidade enfrenta desafios significativos de reconstrução e recuperação diante da devastação causada pelas enchentes.
The post Famílias do Vale do Sampaio recebem donativos por meio de cordas appeared first on Agora No Vale.