Leão XIV: líderes mundiais repercutem eleição do novo papa; veja


Novo Papa Leão XIV faz primeira aparição pública
Líderes de todo o mundo repercutiram a eleição do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, que será conhecido a partir de agora como Leão XIV, no conclave, nesta quinta-feira (8).
Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Prevost tem 69 anos e se torna o primeiro papa norte-americano da história da Igreja. É também o primeiro pontífice vindo de um país de maioria protestante.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Papa Leão XIV faz primeira aparição pública no Vaticano
Yara Nardi/Reuters
Veja a repercussão no mundo:
Donald Trump
O fato de a Igreja Católica eleger pela primeira vez um papa dos Estados Unidos foi motivo de celebração do presidente norte-americano, Donald Trump, que parabenizou o novo papa Leão XIV em sua rede social, o Truth Social.
“Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país”, escreveu o presidente.
“Não vejo a hora de conhecer o papa Leão XIV. Será um momento significativo”, acrescentou Trump.
Donald Trump parabeniza escolha do novo papa
Reprodução
Novo papa publicou crítica a governo Trump e contestou vice dos EUA
Vladimir Putin
O presidente russo, Vladimir Putin, parabenizou nesta quinta-feira (8) o novo papa Leão XIV e expressou esperança de que o pontífice norte-americano inicie um “diálogo construtivo” com o Kremlin.
“Confio que o diálogo construtivo e a cooperação estabelecidos entre a Rússia e o Vaticano continuem a desenvolver-se com base nos valores cristãos que nos unem”, afirmou Putin em uma mensagem publicada pelo Kremlin.
Volodymyr Zelensky
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, parabenizou nesta quinta-feira (8) o novo papa Leão XIV e disse esperar que o Vaticano continue apoiando “moralmente e espiritualmente” Kiev para “restabelecer a justiça e alcançar uma paz duradoura” na guerra contra a Rússia.
“A Ucrânia aprecia profundamente a posição constante da Santa Sé em favor do respeito ao direito internacional, condenando a agressão militar da Federação da Rússia contra a Ucrânia e protegendo os direitos dos civis inocentes”, acrescentou Zelensky, em uma mensagem publicada no X.
Como foi o conclave
O conclave para a eleição do novo papa começou na quarta-feira (7), com a presença de 133 cardeais – sete deles são brasileiros. Na primeira rodada da votação, na quarta à tarde, deu fumaça preta.
O mesmo ocorreu após a segunda e a terceira rodadas, na manhã desta quinta. Para a tarde, havia a previsão de uma quarta rodada de votação perto de 12h30 (no horário de Brasília) – a fumaça branca saiu por volta das 13h07 (de Brasília).
Adicionar aos favoritos o Link permanente.