Cardeal americano Robert Prevost é eleito papa e adota o nome Leão XIV

Siga @radiopiranhas

A Igreja Católica tem um novo líder: o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito nesta quinta-feira (8) como o novo papa e adotará o nome de Leão XIV. A fumaça branca que anunciou a escolha apareceu às 13h07 (horário de Brasília), no segundo dia de conclave, após quatro rodadas de votação entre os 133 cardeais eleitores.

Prevost recebeu o apoio de pelo menos 89 cardeais, superando os dois terços necessários para ser escolhido como sucessor de papa Francisco.

Aos 69 anos, Prevost faz história como o primeiro papa norte-americano e o primeiro a vir de um país de maioria protestante. Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, ele construiu boa parte de sua trajetória religiosa na América Latina, especialmente no Peru, onde atuou por mais de uma década.

Antes da eleição, ocupava cargos importantes no Vaticano: era prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina. De perfil discreto, é visto como reformista e próximo da linha adotada por Francisco.

@politicaetc

source

Adicionar aos favoritos o Link permanente.