Siga @radiopiranhas
O Norte Americano, Robert Francis Prevost, 69 anos e que vai passar a ser chamado de Leão XIV é o novo Papa escolhido nesta quinta-feira (8), pelo conclave composto por 133 cardeais do mundo inteiro e que demorou dois dias.
A escolha do novo pontífice se deu após a terceira votação do dia e a quarta votação geral, iniciada na quarta-feira (7). O novo Papa vai conduzir um bilhão e 400 milhões de féis em todo o mundo.
Entre as primeiras tarefas do 267º Pontífice Romano está a escolha de seus colaboradores mais diretos e dos líderes dos Dicastérios da Cúria, o governo da Igreja universal.
Agenda lotada
O Vaticano já sabe que o novo Papa terá, logo de início, um calendário inteiro de compromissos se aproximando. É uma agenda muito preenchida de atividades sobre as quais o novo pontífice será chamado para expressar sua opinião ao longo dos dias posteriores à sua ascensão ao trono de Pedro.
Outra decisão que o novo papa terá que tomar muito em breve será se confirma ou não a viagem que Jorge Bergoglio deveria fazer à Turquia, antes do final do mês, para o aniversário do Concílio de Niceia: um evento muito importante no plano ecumênico, para o qual o Patriarca de Constantinopla Bartolomeu I sempre considerou a presença do argentino como certa, apesar da posterior recusa por motivos de saúde.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter
source