Na tarde desta quinta-feira, 8 de maio de 2025, a fumaça branca emergiu da chaminé da Capela Sistina, sinalizando que os cardeais reunidos em conclave elegeram o 267º Papa da Igreja Católica. A eleição ocorreu na quarta votação, durante o segundo dia de deliberações, por volta das 18h08 (horário local).

O conclave teve início em 7 de maio, com a participação de 133 cardeais eleitores, conforme as normas estabelecidas pela constituição apostólica Universi Dominici Gregis.  A fumaça branca indica que um dos candidatos alcançou a maioria de dois terços dos votos necessários para a eleição.

Até o momento, o nome do novo Papa e o título papal escolhido não foram divulgados oficialmente. A expectativa é que o anúncio seja feito em breve, quando o protodiácono proclamará o tradicional “Habemus Papam” e apresentará o novo pontífice à multidão reunida na Praça São Pedro.

A eleição do novo Papa marca o fim do período de sede vacante iniciado com o falecimento do Papa Francisco em 21 de abril de 2025.  A comunidade católica mundial aguarda com expectativa a apresentação do novo líder espiritual da Igreja.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.