O Vaticano segue em clima de expectativa nesta quinta-feira (08), após a chaminé da Capela Sistina voltar a expelir fumaça preta, sinalizando que os cardeais reunidos no conclave ainda não chegaram a um consenso sobre a escolha do novo papa. A fumaça preta foi vista após as duas primeiras votações realizadas na manhã do segundo dia de deliberações.
A fumaça preta indica que nenhum dos cardeais presentes obteve os dois terços dos votos necessários para ser eleito pontífice. O conclave, que reúne 133 cardeais eleitores de diversas partes do mundo, ocorre a portas fechadas, seguindo um dos rituais mais tradicionais e simbólicos da Igreja Católica.
As regras determinam que os cardeais votem até quatro vezes ao dia — duas sessões pela manhã e duas pela tarde — até que um nome alcance a maioria qualificada.
Mais duas votações estão previstas para a tarde desta quinta-feira. Caso o consenso seja alcançado, a Capela Sistina irá expelir fumaça branca, sinalizando ao mundo inteiro que um novo papa foi escolhido.
Logo após a eleição, o cardeal eleito é convidado a aceitar a nomeação e escolher o nome que usará durante seu papado. Em seguida, ele será apresentado aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro com a tradicional frase em latim “Habemus Papam”.
Fiéis de todo o mundo seguem atentos às movimentações no Vaticano, aguardando com expectativa o anúncio do novo líder da Igreja.