Livros de colorir, e para adultos, ganham destaque entre os mais vendidos no Brasil

Um dos fenômenos mais curiosos do mercado editorial brasileiro atual não ensina, não emociona e tampouco apresenta reflexões profundas — mas conquista leitores com ilustrações de cachorros, gatinhos e espaço livre para colorir. “Não é terapia, mas é terapêutico”, definem os próprios leitores.

Entre os 11 livros mais vendidos no país atualmente, quatro são voltados à prática de colorir para adultos. Três deles, inclusive, pertencem à série Bobbie Goods, reconhecida pelos traços delicados e desenhos de personagens acolhedores, como ursos e cães em situações cotidianas.

Para dimensionar a força desse segmento, entre o final de dezembro de 2024 e o início de março de 2025, mais de 150 mil exemplares de livros de colorir foram comercializados em território nacional.

Impulsionado por vídeos virais no TikTok — com a popularização de conteúdos que mostram o processo de colorir como forma de relaxamento —, além da ampla oferta de materiais como lápis e canetinhas, o segmento se transformou em uma tendência consolidada no país.

Busca por leveza e bem-estar impulsiona o mercado

O sucesso dos livros de colorir vai além de um modismo passageiro. Ele reflete uma demanda crescente por atividades que proporcionem alívio do estresse e desconexão da rotina acelerada, em contraste com leituras densas ou desafiadoras.

Mercado editorial em expansão

Mesmo com uma leve retração no volume de exemplares vendidos, o mercado editorial brasileiro apresentou crescimento de 7% em faturamento em 2024, totalizando R$ 2,23 bilhões. O avanço é atribuído, em parte, à diversificação de formatos e ao fortalecimento de nichos como o dos livros interativos.

The post Livros de colorir, e para adultos, ganham destaque entre os mais vendidos no Brasil appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.