Fumaça preta no Vaticano indica que não foi definido o novo papa no primeiro dia de conclave

A primeira fumaça a sair da chaminé instalada na Capela Sistina foi preta, indicando que os cardeais não chegaram a um consenso, nessa primeira votação do conclave, sobre quem será o próximo papa.

O conclave para definir o sucessor de Papa Francisco começou nesta quarta-feira (7), no Vaticano, com 133 cardeais aptos a votar e decidir quem será o próximo papa, líder da Igreja Católica no mundo.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

O comunicado, a partir da fumaça preta, foi realizado às 16h00 desta quarta-feira, o que mantém o histórico de nenhum papa ser eleito no primeiro dia de um conclave, o que perdura por séculos.

É necessária uma maioria de, pelo menos, 89 dos 133 votos para um cardeal ser eleito papa. Nos últimos dois conclaves (2005 e 2013), Bento XVI e Francisco foram eleitos no segundo dia de votação.

O que acontece após a fumaça preta?

Como a fumaça preta indica que o 267º papa não foi eleito ainda, o conclave continua para o segundo dia. As votações são realizadas, então, duas vezes pela manhã e duas vezes à tarde até um cardeal ser definido.

Nesta quinta-feira (8), a previsão é de que a segunda fumaça seja emitida pela chaminé da Capela Sistina por volta das 7h da manhã, no horário de Brasília. Porém, caso um papa seja eleito na primeira votação do segundo dia, a fumaça branca comunicará a decisão.

Leia Mais

Blumenau registra 6 mortes no trânsito nos primeiros quatro meses de 2025; ruas Bahia e Amazonas lideram em acidentes

Câmara aprova projeto que amplia número de deputados federais

Pneu de caminhonete se solta e atinge mulher na calçada em Blumenau

Participe dos canais do Portal Alexandre José

O post Fumaça preta no Vaticano indica que não foi definido o novo papa no primeiro dia de conclave apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.