Curso sobre interface saúde-escola ajuda na inclusão de alunos neurodivergentes

 

Os professores e outros profissionais que atuam nas escolas são parceiros fundamentais para o sucesso de iniciativas na área da Saúde. Por isso, a importância de capacitar a comunidade educacional em questões relacionadas ao tema.

Em vídeo publicado no Canal da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) no YouTube, é apresentado o curso online desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

O curso, com mais de 300 horas de conteúdo, trata de questões como o neurodesenvolvimento de alunos com déficit de atenção e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Aborda também outros temas importantes na interface saúde-escola, como a segurança alimentar e a prática de esportes, e já foi usado na capacitação de professores de duas escolas da rede municipal de Areal, na Região Serrana.

Produzido com auxílio do Programa Apoio à Melhoria das Escolas da Rede Pública Sediadas no Estado do Rio de Janeiro, lançado pela FAPERJ em 2021, o curso faz parte do Projeto Interfaces Saúde-Escola e visa instrumentalizar tecnicamente os professores do Ensino Fundamental e Médio da rede pública do Estado do Rio de Janeiro para que eles possam contribuir em questões relacionadas à saúde de crianças e jovens.

Segundo os números utilizados pelo Projeto, 91% dos alunos atípicos da rede pública estão matriculados em classes comuns. Desse grupo, 54% dos alunos têm algum tipo de deficiência intelectual. Além disso, uma em cada 36 crianças tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). O diagnóstico realizado pelo Projeto mostra, também, que há falta de profissionais de apoio escolar.

 

O vídeo de apresentação do curso pode ser conferido aqui!

 

Fonte:

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)

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