PMA flagra vazamento de dejetos suínos em córrego no interior de Treze Tílias

Na manhã desta segunda-feira (05), o Comando de Polícia Militar Ambiental, por meio da unidade de Joaçaba, recebeu a informação de que um vazamento de dejetos de suínos estaria atingindo um curso hídrico e causando poluição no interior do município de Treze Tílias.

O fato aconteceu na Linha Caçador, e os policiais militares constataram o transbordamento das calhas de coleta e distribuição dos dejetos, os quais deveriam ser direcionados até a esterqueira. Devido ao fechamento das calhas, os dejetos foram impedidos de escoar de forma adequada e acabaram sendo carregados sobre o solo, alcançando a estrada geral e por fim, atingindo o curso hídrico.

No momento da fiscalização foi constatada a coloração turva e acinzentada da água do curso hídrico e a presença de odor característico dos dejetos suínos. Contudo, não foi verificada a mortalidade de peixes.

O proprietário possuía licença ambiental para a realização da atividade de suinocultura e informou que desconhecia o vazamento. Após a orientação dos policiais militares, o proprietário adotou todas a medidas necessárias para conter o vazamento e cessar a poluição do solo e hídrica, bem como para minimizar os impactos ambientais.

Diante desses fatos, foi lavrado Auto de Infração Ambiental para o responsável pela propriedade e pela atividade de suinocultura, por descumprir as condicionantes da licença ambiental e causar poluição no curso hídrico, executando, assim, uma atividade potencialmente poluidora em desacordo com a legislação ambiental. O autuado responderá administrativamente e criminalmente pelos danos causados.






Adicionar aos favoritos o Link permanente.