

Indaial já distribuiu mais de mil unidades de absorventes em 2025 e saúde menstrual é debatida nas escolas municipais – Foto: Karolina Brabowska/Pexels/Reprodução/ND
Com foco na saúde menstrual, Indaial, no Vale do Itajaí, já distribuiu 1.200 unidades de absorventes neste ano. Só em 2024 foram distribuídos mais de 2600 unidades. O projeto, chamado ‘Novo Ciclo’, é realizado pelas secretarias de Educação e Saúde e buscam garantir o bem-estar das alunas da rede municipal.
De acordo com a Prefeitura, o projeto garante o acesso gratuito a absorventes íntimos para estudantes do Ensino Fundamental. Cada aluna pode levar até três pacotes com oito absorventes para casa, inclusive durante férias e recessos, conforme necessidade informada à direção.
Saúde menstrual é debatida em escolas
As escolas também oferecem bolsas térmicas para alívio de cólicas, além de materiais informativos, cartazes, porta-absorventes nos banheiros e uma cartilha explicativa. As ações ainda incluem rodas de conversa sobre saúde menstrual e atividades contínuas com os grêmios estudantis.
O projeto foi instituído em abril do ano passado, por meio de Lei Municipal. A ideia surgiu inicialmente das próprias alunas, integrantes dos grêmios estudantis. O objetivo era garantir a frequência escolar e a participação nas atividades das adolescentes durante o período menstrual.