Com foco na saúde menstrual, Indaial já distribuiu mais de mil unidades de absorventes em 2025

Imagem mostra duas mãos sendo que uma delas está entregando dois absorventes íntimos para outra pessoa. O foco é a saúde menstrual

Indaial já distribuiu mais de mil unidades de absorventes em 2025 e saúde menstrual é debatida nas escolas municipais – Foto: Karolina Brabowska/Pexels/Reprodução/ND

Com foco na saúde menstrual, Indaial, no Vale do Itajaí, já distribuiu 1.200 unidades de absorventes neste ano. Só em 2024 foram distribuídos mais de 2600 unidades. O projeto, chamado ‘Novo Ciclo’, é realizado pelas secretarias de Educação e Saúde e buscam garantir o bem-estar das alunas da rede municipal.

De acordo com a Prefeitura, o projeto garante o acesso gratuito a absorventes íntimos para estudantes do Ensino Fundamental. Cada aluna pode levar até três pacotes com oito absorventes para casa, inclusive durante férias e recessos, conforme necessidade informada à direção.

Saúde menstrual é debatida em escolas

As escolas também oferecem bolsas térmicas para alívio de cólicas, além de materiais informativos, cartazes, porta-absorventes nos banheiros e uma cartilha explicativa. As ações ainda incluem rodas de conversa sobre saúde menstrual e atividades contínuas com os grêmios estudantis.

O projeto foi instituído em abril do ano passado, por meio de Lei Municipal.  A ideia surgiu inicialmente das próprias alunas, integrantes dos grêmios estudantis. O objetivo era garantir a frequência escolar e a participação nas atividades das adolescentes durante o período menstrual.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.