

Nascido nas Filipinas, Luis Antonio Tagle é descendente de chineses e pode se tornar o primeiro papa do Extremo Oriente – Foto: Divulgação/ND
A corrida para eleger o novo papa começa na próxima quarta-feira (7) e, entre os favoritos para serem eleitos como o pontífice sucessor de Francisco, está o nome de Luis Antonio Tagle. O filipino de 67 anos pode ser o primeiro a nascer no Extremo Oriente e chegar ao cargo máximo da Igreja Católica.
Apesar de ser chamado de “Francisco Asiático” pela sua proximidade com as ideias do papa argentino, Tagle foi nomeado cardeal em 2012 pelo Papa Bento XVI. Ele participou do conclave que elegeu Francisco em 2013 e, agora, retorna ao Vaticano como um dos principais nomes a ser votado.
Justiça social, combate à pobreza e defesa dos direitos humanos: as pautas de Luis Antonio Tagle
Tagle, que é apelidado de “Chito” nas Filipinas, se destaca pela sua visão de mundo progressista e pelo seu estilo de vida humilde. Bispo em Imus – cidade a 30 km de Manila, capital filipina -, o cardeal já se posicionou a favor da causa LGBTQIA+, além de criticar as posturas rigorosas de membros da Igreja contra mães solteiras ou divorciadas.

Luis Antonio Tagle era próximo do Papa Francisco – Foto: Vatican News/Reprodução/ND
Seu principal trabalho foi presidir a Caritas Internacional, organização humanitária da Igreja, se destacando por articular questões teológicas e sociais de forma acessível. Ele também é conhecido em Imus por dirigir jeepneys, um veículo de transporte público popular nas Filipinas, para levar pessoas em situação de rua para comer com ele.
O cardeal filipino já viralizou no TikTok ao ser filmado cantando e dançando, recebendo prestígio dos filipinos, já que o karaokê é uma forma de entretenimento muito popular no país. No entanto, em um dos vídeos, ele aparece cantando a música “Imagine”, de John Lennon, no qual um dos trechos diz “imagine um mundo sem religião”, o que gerou críticas de muitos dos seus seguidores.
cardinal tagle singing imagine,, may god grant us a pope who sings pic.twitter.com/3rGEZNMpaM
— michelle (@lomelisturtles) April 25, 2025
Ele também foi um forte crítico da política de guerra às drogas do presidente filipino Rodrigo Duterte (2016-2022), que resultou na morte de 30 mil pessoas. Tagle reprovou as medidas de repressão extrema adotadas por Duterte, indo na contramão de outros bispos e padres do país, que temiam se posicionar tanto por medo de retaliação quanto por receio de desagradar à comunidade católica filipina, que era a base de apoio do político.
Se for eleito papa, Luis Antonio Tagle será recebido com prestígio nas Filipinas, onde cerca de 80% da população é católica. Apesar de mais de 500 anos de relação com a Igreja Católica, o país nunca esteve em evidência dentro da instituição, tendo no cardeal a sua chance de se destacar.
Luis Antonio Tagle, se eleito, seria o primeiro papa asiático em mais de 1200 anos – o último foi o Papa Gregório III, nascido na Síria, que liderou a Igreja até o ano de 741.
Ainda, seria apenas a segunda vez na história que a instituição teria, consecutivamente, dois papas nascidos fora da Europa – a outra foi entre 708 e 715, quando Sisínio e Constantino, ambos sírios, estiveram no cargo.
Início do conclave
- Quando? A partir do dia 7 de maio, às 5h (horário de Brasília).
- Onde? Capela Sistina, no Vaticano.
Quais são as regras
- Para ser eleito, o candidato precisa somar dois terços dos votos — no conclave atual, são 89 votos. Podem ocorrer até quatro votações por dia.
- Se após três dias um novo papa ainda não tiver sido definido, os cardeais se reúnem em oração. Isso pode se repetir até sete vezes.
- Caso nenhum candidato alcance dois terços dos votos, a Igreja Católica determina que os dois mais votados na última rodada disputem uma votação final, que se encerrará apenas quando um deles atingir a maioria de dois terços.
- Quando for feita a escolha do novo papa, o público será informado mediante uma fumaça branca que sairá da chaminé.
Cronograma
- Missa dentro da Basílica de São Pedro — 10h no horário de Roma (5h de Brasília);
- Almoço no refeitório de Santa Marta;
- Orações na Capela Paulina antes do conclave — 16h30 no horário de Roma (11h30 de Brasília);
- Procissão para a Capela Sistina, onde cardeais farão a primeira votação.