Siga @radiopiranhas
A comemoração pode até acontecer na véspera, como planeja a família de Leila Teixeira, que preferiu antecipar o almoço de Dia das Mães para driblar a fila no restaurante e, assim, garantir que seus irmãos também possam aproveitar a data com os filhos. “O domingo é sempre muito cheio, principalmente na hora do almoço. E eu ainda viajo à noite. Então, sábado se tornou a melhor opção, até para que cada um dos três irmãos possa comemorar em família no dia”, conta Leila, que espera reunir cerca de 10 pessoas em um restaurante no bairro do Cabo Branco, em João Pessoa, já com reserva feita desde o início da semana.
Mas, independentemente de ser no sábado ou no domingo, uma coisa é certa: o fim de semana mais afetivo do ano promete ser de casa cheia na Paraíba. Se a tradição de celebrar ao redor da mesa, sem a mãe na cozinha, já era sinônimo de bares e restaurantes lotados bem antes da pandemia, neste ano o setor vive, novamente, a expectativa de faturamento aquecido. É o que aponta Thâmara Cavalcanti, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PB). “O Dia das Mães é uma das datas mais fortes para o setor, especialmente aqui na Paraíba, e muitos escolhem reunir a família em um restaurante. A data supera, inclusive, o Dia dos Namorados em volume de pessoas nos estabelecimentos”.
Segundo ela, com base no levantamento da Abrasel e na movimentação observada nos últimos anos, o faturamento dos restaurantes paraibanos pode crescer até 20% em relação à mesma data no ano passado e quase 40% em comparação a um domingo comum. “Estimamos que o setor possa movimentar entre R$ 30 e R$ 40 milhões apenas no final de semana do Dia das Mães, aqui na Paraíba”, complementa Thâmara. E o cenário se repete em âmbito nacional. Dados da Abrasel revelam que 78% dos empresários do setor esperam faturar mais do que no ano passado, e 17% projetam um crescimento entre 11% e 20%.
Como reflexo desse movimento, a procura pelos restaurantes começou cedo por aqui. “O almoço de domingo segue como o ponto alto, com o horário entre 11h30 e 14h30 sendo o mais disputado. Mas temos observado que os consumidores estão se antecipando mais. Muitos empresários relataram que já estão com reservas completas”, destaca Thâmara. Isso vem acontecendo, segundo ela, tanto por questões logísticas quanto para evitar filas e garantir uma melhor experiência para as mamães.
Diante da previsão de alta demanda, o setor tem se desdobrado nos dias que antecedem a data para oferecer uma experiência positiva para as famílias no Dia das Mães. O objetivo é garantir conforto, agilidade e acolhimento. Para isso, muitos restaurantes já estão reforçando suas equipes, adaptando cardápios para grupos maiores e investindo em detalhes como decoração temática e serviço de manobrista. No restaurante Famiglia Muccini, em João Pessoa, o preparo começa bem antes do domingo e envolve uma logística minuciosa. “O Dia das Mães é um evento que traz a família por completo. São mesas grandes, de seis a 10 pessoas, e a gente precisa ter muita agilidade para atender com excelência”, explica Talissa Mozzini, gestora e proprietária da casa.
Além de um menu especial, que agiliza o preparo dos pratos, a equipe é reforçada ao longo da semana para dar conta do salão, da cozinha e da recepção. “Também contratamos manobrista, porque muitas famílias chegam em dois ou três carros. Queremos facilitar desde o estacionamento até o acolhimento na mesa”, reforça. Não à toa, a expectativa de faturamento por lá também acompanha a tendência apontada pela Abrasel.
Leila, que planeja reunir a família no próximo sábado (10), diz que é preciso se antecipar. “João Pessoa cresceu bastante, então nessas datas os restaurantes costumam ficar bem cheios”, analisa. Por isso, neste ano, ela preferiu se organizar com antecedência para não ficar na fila. “Não dá para sair para comemorar e passar raiva”.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 06 de maio de 2025.
source
Fonte
A União