Quem é Márcia Lopes, nomeada nova ministra das Mulheres pelo presidente Lula


Natural de Londrina, Márcia Lopes é formada em Serviço Social pela UEL, onde também trabalhou como professora. Esta não é a primeira passagem dela pela Esplanada dos Ministérios. Ex-ministra Cida Gonçalves, Lula, nova ministra Márcia Lopes, e Gleisi Hoffmann
Ricardo Stuckert / PR
Natural de Londrina, no norte do Paraná, Márcia Lopes foi nomeada a nova ministra das Mulheres na manhã desta segunda-feira (5).
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Ela é formada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde também trabalhou como professora. Além disso, tem mestrado em Serviço Social pela PUC/SP.
Filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), esta não é a primeira passagem de Márcia pela Esplanada dos Ministérios. Em 2010, ela chefiou o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Antes disso, entre 2004 e 2008, ocupou cargos de secretária-executiva e de secretária nacional de Assistência Social dentro do MDS.
A nova ministra também já foi secretária de Assistência Social de Londrina e vereadora na cidade. Em 2012, Márcia disputou a prefeitura de Londrina pelo PT e ficou em terceiro lugar no primeiro turno, com 14,08% dos votos.
LEIA TAMBÉM:
Futebol: Miguelito, jogador do América-MG, é preso por ofensa racista contra adversário durante jogo
Polícia: Mais de 100 pessoas são suspeitas de integrar grupo de extermínio chefiado por jovem que assistia a execuções de dentro de cadeia
Vídeo: Dupla de cachorros abocanha e ‘furta’ pacote de torresmo em padaria
Troca aguardada
Márcia substitui Cida Gonçalves, que estava há dois anos e quatro meses no cargo. Nas redes sociais, o presidente Lula comentou a nomeação.
“Eu e a ministra Gleisi Hoffmann recebemos hoje [segunda] pela manhã, dia 5 de maio, no Palácio do Planalto, a assistente social, professora e ex-ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, a quem nomeei e dei posse no cargo de Ministra das Mulheres, em substituição à companheira Cida Gonçalves, que também participou do encontro”, afirmou.
A troca era aguardada e mantém a pasta sob o comando do PT. Márcia é do quadro tradicional do partido.
A pasta das Mulheres foi recriada por Lula, já que na gestão de Jair Bolsonaro (2019-2022) as ações da área ficaram no Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.
Contando com Cida, foram 12 mudanças de ministros no governo Lula. Antes dela, na última sexta (2), o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, deixou o cargo para a entrada de Wolney Queiroz.
Planalto troca ministra das Mulheres de olho no voto feminino em 2026
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.