Cão corajoso salva agricultor de ataque de Leão-Baio no RS; atípico, diz Comando Ambiental

O Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) informou que, na noite deste domingo (04) um agricultor foi vítima de um possível ataque de puma (Puma concolor), também conhecido como Leão-Baio no interior do município de Maquiné, na localidade de Barra do Ouro, no Rio Grande do Sul.

Embora a guarnição da 2ª Companhia do 1º Batalhão Ambiental não tenha sido acionada no momento do ataque, os agentes estão desde as primeiras horas desta segunda-feira no local, realizando diligências e coletando informações. Segundo os relatos iniciais, o ataque foi interrompido por um cão que acompanhava a vítima, possibilitando socorro imediato ao agricultor, que está em processo de recuperação.

O CABM acionou os órgãos ambientais competentes, como o Ibama e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema-RS), para que sejam adotadas as providências técnicas e legais cabíveis, incluindo o acompanhamento do animal e a verificação de riscos à população local.

Segundo o Comando Ambiental, ocorrências envolvendo pumas são incomuns na região, o que torna este um caso atípico que exige apuração detalhada e atuação conjunta dos órgãos de segurança, meio ambiente e saúde.

O CABM reforça que todas as medidas preventivas estão sendo adotadas para assegurar tanto a segurança da comunidade quanto a proteção da fauna silvestre. Novas informações oficiais serão divulgadas assim que disponíveis.

A população é orientada a, ao avistar qualquer animal silvestre de grande porte, manter distância e acionar imediatamente o telefone 190 ou o Batalhão Ambiental mais próximo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.