Doenças respiratórias crescem e disparam alerta em SC

Dados da Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (Dive) apontam para um quadro preocupante de aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Santa Catarina. Conforme o boletim divulgado em abril, são mais de 2,3 mil ocorrências registradas e 48 óbitos. O cenário piora com a chegada do frio e exige atenção tanto de autoridades em Saúde, quanto de pais e responsáveis.

O aumento de casos pressiona as unidades de saúde, sobrecarregando o sistema. Idosos e crianças são os mais afetados. Conforme os dados da Dive, as regiões do estado que mais apresentam registros por vírus respiratórios são Florianópolis, com 459 ocorrências e 15 mortes; Itajaí, com 154/8; e Joinville com 121/5. O alerta obriga atenção especial de prefeituras e do governo do estado nas unidades de saúde, a fim de garantir respostas rápidas para sociedade.

Com o crescimento dos casos respiratórios, a prefeitura de Florianópolis decretou estado de emergência. A administração municipal destaca o quadro grave e convoca a população para a vacinação. Mas detalhe: os postos de saúde ficaram fechados na sexta-feira (2), assim como estavam com as portas cerradas no feriadão de Páscoa e Tiradentes. Assim fica difícil!

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.