Carlos Lupi pede demissão do Ministério da Previdência uma semana após fraude no INSS; Wolney Queiroz assume a pasta

Nesta sexta-feira (2), o ministro da Previdência, Carlos Lupi, pediu demissão ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, uma semana após a Polícia Federal deflagrar uma operação que apura um esquema de descontos não autorizados no INSS.

Lupi destacou, em publicação anunciando a saída do cargo, que não teve o nome citado nas investigações, mas que irá seguir apoiando as apurações para que os responsáveis sejam identificados e punidos. O atual secretário-executivo do Ministério da Previdência, Wolney Queiroz, assume a pasta.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

De acordo com o Palácio do Planalto, a exoneração de Carlos Lupi e a nomeação de Wolney Queiroz serão publicadas em uma edição extra do Diário Oficial da União, ainda nesta sexta-feira.

A demissão do ministro acontece em meio às polêmicas relaciona ao trabalho conjunto da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União, que investiga os descontos não autorizados de mensalidades associativas em benefícios do INSS.

Conforme as investigações, um suposto esquema iniciou em 2019, durante o governo Jair Bolsonaro, e continuou acontecendo até este ano. A operação já resultou na exoneração do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e mais quatro dirigentes, além de um policial federal de São Paulo.

Cerca de R$ 6,3 bilhões de reais foram arrecadados através de cobrança das mensalidades associativas, com inconsistências e problemas dando indícios da existência de irregularidades nesses valores.

Após a operação ser deflagrada, o INSS suspendeu todos os descontos oriundos dos acordos com as entidades. O ministro Carlos Lupi chegou a prestar depoimento durante sessão da Comissão da Previdência na Câmara dos Deputados, que abriu uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os sindicatos envolvidos na fraude.

Leia Mais

AGFs Garcia, Velha e Itoupava funcionarão aos fins de semana em maio em Blumenau

Acidente entre ambulância e carro derruba semáforo na entrada do bairro Nova Esperança, em Blumenau

Menino recebe surpresa da Rocam no aniversário de 3 anos de idade em Blumenau

Participe dos canais do Portal Alexandre José

O post Carlos Lupi pede demissão do Ministério da Previdência uma semana após fraude no INSS; Wolney Queiroz assume a pasta apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.