

Ceccon morreu cortando lenha na propriedade no interior de Cunha Porã; ele morreu esmagado por raiz de árvore – Foto: Divulgação/ND
Foi identificado como Gilmar Ceccon, de 62 anos, o homem que morreu esmagado por uma raiz de árvore enquanto cortava lenha no interior de Cunha Porã, no Oeste de Santa Catarina.
O acidente aconteceu na tarde de quinta-feira (1º), na linha Salete. Gilmar não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Líder sindical e defensor da agricultura
Gilmar era presidente do STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais) de Cunha Porã. A Fetaesc (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado de Santa Catarina) lamentou profundamente a morte do dirigente sindical e destacou sua incansável luta em defesa das pautas da agricultura familiar.
Ele deixa a esposa, Beloni Ceccon, e dois filhos: Ana Paula Ceccon e Douglas Ceccon. “Seu legado certamente será lembrado por todos”, afirmou a federação.
Prefeitura decreta luto oficial
A Prefeitura de Cunha Porã decretou luto oficial de três dias em razão da morte de Gilmar, que também atuou como secretário da Agricultura do município.
“Seu legado e dedicação à comunidade cunha-porense permanecerão como exemplo de compromisso e liderança”, ressaltou a administração municipal por meio de nota.
O município ainda descreveu Gilmar como um grande defensor da agricultura. Veja a nota completa:
Amigos e familiares se despediram de Gilmar pela internet. “Foste um grande líder em nosso município”, escreveu um amigo. “Um líder nato, uma pessoa incrível que fará muita falta para todos. Descanse na paz do Senhor Jesus”, disse outro.
O velório de Gilmar acontecerá nesta sexta-feira (2), em Cunha Porã. Mais detalhes sobre o sepultamento e despedida não foram divulgados.
Gilmar foi esmagado por raiz de árvore
Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar, a imensa raiz de árvore estava solta em um barranco, acima de onde a vítima cortava lenha.
Pessoas que estavam no local removeram a raiz de cima da vítima com a ajuda de um trator, pouco antes dos socorristas chegarem. Conforme os bombeiros, apesar de o homem estar politraumatizado, ainda tentaram manobras de reanimação, mas sem sucesso.
A PM (Polícia Militar), Polícia Civil e a Polícia Científica foram acionadas para atender o homem que morreu esmagado por raiz de árvore.

O homem morreu esmagado por raiz de árvore no interior de Cunha Porã – Foto: Corpo de Bombeiros Militar/ND