

A obra promete facilitar o acesso à Ponte Hercílio Luz, especialmente nos horários de pico – Foto: Germano Rorato/ND
O trânsito na Ponte Hercílio Luz terá modificações com o início das obras no Continente nesta quinta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador.
Uma nova rótula será implantada na Avenida Governador Ivo Silveira, com o intuito de melhorar o fluxo de veículos no acesso à Ponte Hercílio Luz.
Obras no acesso à Ponte Hercílio Luz traz mudanças
As intervenções na Avenida Governador Ivo Silveira, próximas ao acesso continental, ocorrem a partir de hoje até sábado (3), das 7h às 17h.
Conforme informações do projeto, após esse período os trabalhos continuarão no período noturno, das 21h às 5h, com previsão de conclusão total entre dois e três meses.

Mudanças no trânsito devem impactar diretamente o acesso à Ponte Hercílio Luz durante os próximos meses – Foto: Prefeitura de Florianópolis/ND
Motoristas devem ter paciência e atenção à sinalização na Av. Ivo Silveira durante os trabalhos.
Conforme a configuração planejada pela Prefeitura, quem vier do Estreito pela Rua General Eurico Gaspar Dutra não seguirá mais direto pela Rua Quatorze de Julho.
Obrigatoriamente, terá que entrar à direita na Av. Ivo Silveira. Cerca de 300 metros à frente, usará a nova rótula (retorno à esquerda) para então percorrer um trecho da Ivo Silveira e acessar a Rua Quatorze de Julho, chegando à ponte.
Segundo o secretário de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, Rafael Hahne, o objetivo é melhorar o fluxo, especialmente dos ônibus.
“Essas obras devem trazer melhorias tanto no tempo de deslocamento como na segurança”, afirma Hahne.
Confira um vídeo sobre a obra:
Pastrana explica como funcionaria uma nova proposta para melhorar o fluxo de carros na Capital – Vídeo: Ricardo Pastrana/@ricardopastrana/Instagram
Planos para otimizar o acesso à Ponte Hercílio Luz na Ilha
O Inspetor Ricardo Pastrana, da GMF e também vereador de Florianópolis, detalhou uma proposta em estudo para aliviar os congestionamentos, especialmente no fim de tarde.
“Mais de 30% da população de Florianópolis mora na região continental e enfrenta esse gargalo diariamente”, diz Pastrana.

O projeto prevê melhorias no acesso à Ponte Hercílio Luz, reduzindo congestionamentos na região – Foto: Leonardo Sousa/ND
“A ideia é criar um binário, ou uma grande rotatória ao redor do Parque da Luz, no sentido anti-horário, evitando que o fluxo siga para a [Rua] Felipe Schmidt e conflite na Almirante Lamego”, explicou Pastrana.
Segundo o inspetor, com essa mudança, quem sair da ponte e virar à direita teria opções diretas para a Av. Rio Branco (à esquerda), seguir reto, chegando na Francisco Tolentino ou Padre Roma, ou descer pela Rua Hoepcke para acessar a Avenida Beira Mar Norte rapidamente.
Pastrana mencionou ainda que o semáforo nesse ponto poderia operar apenas com botoeira para pedestres.