

Previsão do tempo em maio será característico de outono – Foto: Divulgação/ND
A previsão do tempo em maio segue as características típicas do outono em Santa Catarina, com temperaturas próximas da média climatológica e ocorrências pontuais de geadas.
Esses fenômenos mais intensos se concentram na Serra Catarinense, especialmente em cidades como São Joaquim e Urubici, onde os termômetros costumam ficar negativos.
Segundo o meteorologista Piter Scheuer, as geadas do mês de maio serão localizadas, atingindo principalmente baixadas e vales. “Maio será marcado por dias firmes, com frentes frias organizando instabilidades que podem gerar algumas chuvas e temporais”, explica. A previsão indica precipitações abaixo da média neste período.
A segunda quinzena do mês pode registrar veranicos e massas de ar frio moderadas, com possibilidade de geadas isoladas no Oeste e áreas altas do estado. Enquanto isso, especialistas já projetam um inverno com pelo menos três ondas de frio intenso e eventos de neve na serra.

Maio deve ter novos episódios de geadas na Serra catarinense – Foto: Mycchel Legnaghi/portal São Joaquim Online/ND
Tempo em maio será típico de outono e com chances de novos episódios de geadas
De acordo com o meteorologista, o tempo em maio mantém o padrão de outono em Santa Catarina, com noites frias e dias estáveis na maior parte do estado. As geadas, quando ocorrem, são restritas a regiões específicas, sem grande abrangência territorial.
Scheuer destaca que sistemas frontais podem provocar chuva e temporais durante a passagem de frentes frias mais organizadas. “Apesar disso, o mês terá predominância de tempo seco”, afirma. Episódios de veranico também são esperados, intercalados com avanços de massas polares.

Estado pode ter veranico ainda no mês de maio – Foto: Germano Rorato/ND
Com o inverno se aproximando, o meteorologista já indica a ocorrência de geadas fortes e nevascas na Serra Catarinense nos próximos meses. O tempo em maio funciona como um prenúncio desse período mais rigoroso, que deve começar a se intensificar a partir de junho.
“Espera-se para o inverno deste ano pelo menos três ondas de ar frio intensas. Isso deve resultar em pelo menos seis geadas fortes e pelo menos três episódios de neve na Serra catarinense”, finaliza Scheuer.